STJ confirma decisão de Noronha e mantém Sérgio Camargo na Fundação Palmares
A Corte Especial do STJ negou recurso contra liminar do presidente da corte, João Otávio de Noronha, e manteve Sérgio Camargo como presidente da Fundação Palmares. O tribunal concordou com os argumentos de Noronha de que a presidência do órgão é um cargo de “livre escolha do presidente da República”...
A Corte Especial do STJ negou recurso contra liminar do presidente da corte, João Otávio de Noronha, e manteve Sérgio Camargo como presidente da Fundação Palmares. O tribunal concordou com os argumentos de Noronha de que a presidência do órgão é um cargo de “livre escolha do presidente da República”.
O tribunal não chegou a discutir o mérito do caso, apenas confirmou os argumentos da liminar do presidente. A Corte Especial é o órgão de cúpula do STJ e reúne os ministros mais antigos.
O recurso havia sido apresentado pela Defensoria Pública da União. Na peça, a DPU afirmava que Camargo contraria os objetivos da Fundação Palmares, de combate ao racismo.
Camargo foi nomeado para o cargo em novembro do ano passado, mas teve a posse suspensa pela Justiça Federal um mês depois.
Em fevereiro, Noronha suspendeu a liminar e garantiu a posse de Sérgio Camargo. Hoje a suspensão da liminar foi mantida.
O tribunal não discutiu se a nomeação atende ou não às finalidades da Fundação Palmares, ou se declarações públicas de Camargo foram racistas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)