Trump sugere adiamento da eleição nos EUA
Mal na maioria das pesquisas eleitorais, Donald Trump sugeriu nesta quinta-feira, em uma postagem no Twitter, que a eleição presidencial nos Estados Unidos -- programada para novembro -- seja adiada...
Mal na maioria das pesquisas eleitorais, Donald Trump sugeriu nesta quinta-feira, em uma postagem no Twitter, que a eleição presidencial nos Estados Unidos — programada para novembro — seja adiada.
Segundo o republicano, a disputa de 2020 pode ser “fraudulenta”.
“Com a votação universal por correio, 2020 será a eleição mais imprecisa e fraudulenta da história. Será um grande embaraço para os EUA”, tuitou Trump.
E emendou com uma pergunta: “Adiar a eleição até que as pessoas possam votar de maneira adequada, segura e protegida?”.
Um eventual adiamento da eleição americana — que chegou a ser cogitado há alguns meses, quando a epidemia de Covid-19 começou a atingir mais duramente o país — teria de ser aprovado pelo Congresso, mas essa possibilidade, hoje, é praticamente nula.
No mês passado, em um evento que reuniu apoiadores no Arizona, Trump já havia colocado em dúvida a lisura do processo eleitoral. “Esta será, na minha opinião, a eleição mais corrupta da história do nosso país”, disse na ocasião.
O tuíte de Trump sobre um possível adiamento das eleições é publicado no dia em que o Departamento de Comércio divulgou a primeira — e trágica — estimativa sobre o PIB no segundo trimestre: uma queda histórica de 32,9%, a maior já registrada no país.
Além da retração econômica, os EUA enfrentam a crise sanitária causada pela epidemia da Covid-19. Segundo o site Worldometers, mais de 150 mil pessoas já morreram infectadas pelo novo coronavírus no país.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)