Como Bolsonaro obteve um remédio de controle especial? Secom não responde
Como Bolsonaro obteve hidroxicloroquina? Desde 20 de março, cloroquina e hidroxicloroquina estão sujeitas à Receita de Controle Especial em duas vias, "sendo a 1ª via retida no estabelecimento farmacêutico e a 2ª via devolvida ao Paciente", conforme resolução da Anvisa...
Como Jair Bolsonaro obteve hidroxicloroquina? Procurada por O Antagonista desde a manhã de hoje, a Secom ainda não respondeu.
Desde 20 de março, cloroquina e hidroxicloroquina estão sujeitas à Receita de Controle Especial em duas vias, “sendo a 1ª via retida no estabelecimento farmacêutico e a 2ª via devolvida ao Paciente”, conforme resolução da Anvisa.
Na versão mais recente do chamado Anexo I da agência, publicada em 16 de abril, os medicamentos ainda estavam lá.
O ‘Anexo I’ inclui as ‘Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e Outras sob Controle Especial’.
Cloroquina e hidroxicloroquina fazem parte da lista C1, de substâncias “sujeitas à Receita de Controle Especial em duas vias”.
A Secretaria de Saúde de Goiás, por exemplo, elaborou no fim de março um guia de perguntas e respostas sobre as drogas.
“Eu posso comprar ou vender medicamentos à base de Cloroquina e Hidroxicloroquina sem receita médica?
Resposta: Não. A ANVISA publicou a RDC nº 351/2020, com ela os medicamentos à base de CLOROQUINA e HIDROXICLOROQUINA ficam sujeitos à Receita de Controle Especial em duas vias, sendo a 1ª via retida no estabelecimento farmacêutico e a 2ª via devolvida ao Paciente”.
Além de perguntar à Secom, O Antagonista também pediu à Presidência, via Lei de Acesso à Informação, a documentação usada pelo presidente para ter acesso ao medicamento.
Bolsonaro já exibiu várias vezes caixinhas dos remédios. Em março, na porta do Alvorada, ofereceu de brincadeira: “ouvi dizer que tá custando um pau cada um no câmbio negro aí (…) Fazer negócio, pô, bora”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)