Referendo pode abrir caminho para Putin governar a Rússia até os 84 anos
Os russos votam nesta quarta-feira em um referendo para dizer se aprovam ou não um pacote que altera 14 trechos da Constituição do país, informa a Crusoé. A principal alteração é em relação ao tempo em que Putin, hoje com 67 anos, poderá ficar no poder...
Os russos votam nesta quarta-feira em um referendo para dizer se aprovam ou não um pacote que altera 14 trechos da Constituição do país, informa a Crusoé. A principal alteração é em relação ao tempo em que Putin, hoje com 67 anos, poderá ficar no poder.
Ele está no comando da Rússia desde agosto de 1999, ocupando as funções de primeiro-ministro e presidente. Seu atual mandato expira em 2024. Segundo a atual Constituição, o mandato de presidente só pode ser exercido duas vezes.
A reforma que está sendo discutida anula essa contagem. Com isso, Putin poderia concorrer nas eleições de 2024 e 2030. Em 2028, ele ultrapassaria Josef Stalin em tempo no cargo. Putin só precisaria deixar o posto em 2036, aos 84 anos.
“Ele certamente está tentando evitar qualquer discussão sobre sucessores neste momento. Qualquer conversa desse tipo poderia perturbar o delicado equilíbrio de poder que ele construiu na elite russa”, disse à Crusoé Sergey Radchenko, especialista em Rússia e Guerra Fria na Universidade Cardiff, no Reino Unido.
A reforma também reduziria as pretensões de alguns rivais. Uma cláusula exige que os candidatos à presidência tenham morado no país nos últimos 25 anos e que não tenham documentos estrangeiros. Até então, a exigência era de dez anos vivendo na Rússia.
Leia mais aqui.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)