Governabilidade, corrupção e o Centrão
Carlos Fernando Lima, na Crusoé: "Esse fenômeno conhecido como democracia de coalizão vem dominando a política brasileira desde o governo Sarney. Todos os presidentes, em maior ou menos grau conforme o momento político e popularidade, cederam espaço para esse grupo amorfo de deputados e senadores. Suas demandas inicialmente eram o que os americanos chamam 'pork barrel', pequenas alocações de recursos públicos em obras cujo principal interesse era exclusivamente o do curral eleitoral daquele político..."
Carlos Fernando Lima, na Crusoé:
“Esse fenômeno conhecido como democracia de coalizão vem dominando a política brasileira desde o governo Sarney. Todos os presidentes, em maior ou menos grau conforme o momento político e popularidade, cederam espaço para esse grupo amorfo de deputados e senadores. Suas demandas inicialmente eram o que os americanos chamam ‘pork barrel’, pequenas alocações de recursos públicos em obras cujo principal interesse era exclusivamente o do curral eleitoral daquele político.
Entretanto, a ganância desses políticos foi crescendo conforme os grandes líderes do passado foram desaparecendo e dando lugar aos caciques partidários, aqueles anões que faziam dinheiro para que os grandes próceres da Nova República tivessem transporte, comida, bebida e hospedagem. Por isso, em vez de Ulysses, passamos a conviver com Renans; em vez de um Teotônio, fomos obrigados a engolir Cunhas. E esses homúnculos determinaram nos últimos 20 anos um processo gradativo de dominação do aparelho estatal para exercício puro de poder pessoal ou para fazer simplesmente dinheiro.”
Leia a íntegra da coluna aqui.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)