Aras pede a Itamaraty que reavalie retirada de diplomatas de Maduro
Augusto Aras encaminhou um ofício ao Itamaraty nesta sexta-feira (1º) recomendando a suspensão da ordem de retirada do corpo diplomático de Nicolás Maduro do Brasil...
Augusto Aras encaminhou um ofício ao Itamaraty nesta sexta-feira (1º) recomendando a suspensão da ordem de retirada do corpo diplomático de Nicolás Maduro do Brasil.
A decisão pela saída dos diplomatas venezuelanos foi tomada em março deste ano, como um movimento pela suspensão da relação bilateral entre os países. E, nesta semana, o Itamaraty enviou um documento aos representantes de Maduro para recordá-los do prazo final para a saída do Brasil: sábado (2).
Os diplomatas que permanecerem no Brasil após a data limite serão considerados “personas non gratas”.
Para Aras, a recomendação da PGR de suspender a retirada dos diplomatas deve durar “enquanto é esclarecido o contexto de tomada da medida”.
“Sugere ao Ministro de Estado e das Relações Exteriores que avalie: a possibilidade de suspender o cumprimento da ordem de retirada imediata do pessoal do corpo diplomático venezuelano que fora expulso em 5 de março de 2020, incluídos aqueles que lhes forneciam serviços de apoio e demais atingidos pela medida, bem como de seus familiares, enquanto é esclarecido o contexto de tomada a medida e são coligidos elementos a fim de verificar os eventuais riscos existentes para seu cumprimento; e, dentro da perspectiva humanitária, do contexto epidêmico e das normas nacionais e internacionais anteriormente referenciadas, o prazo e modo de cumprimento da medida.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)