David Uip confirma áudio de médico sobre avanço do novo coronavírus
O infectologista David Uip confirmou hoje a autenticidade de uma mensagem de áudio do médico Fábio Jatene que viralizou no WhatsApp. Coordenador do Centro de Contingenciamento do Novo Coronavírus em São Paulo, Uip disse que o áudio é verdadeiro, mas foi uma "interpretação" do cirurgião. No áudio, Jatene relata uma reunião científica que ocorreu ontem no Instituto do Coração (Incor)...
O infectologista David Uip confirmou hoje a autenticidade de uma mensagem de áudio do médico Fábio Jatene que viralizou no WhatsApp.
Coordenador do Centro de Contingenciamento do Novo Coronavírus em São Paulo, Uip disse que o áudio é verdadeiro, mas foi uma “interpretação” do cirurgião.
No áudio, Jatene relata uma reunião científica que ocorreu ontem no Instituto do Coração (Incor).
“Esse áudio é do meu queridíssimo doutor Fábio Jatene. Ele é verídico e é cabeça de cirurgião. Cabeça de cirurgião cardíaco é assim ele pontua, interpreta e resolve”, afirmou Uip, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes.
“Então, essa foi a conversa e foi uma interpretação de um grande cirurgião e querido amigo, mas com posição de cirurgia e não no contexto do planejamento”.
No áudio, disse Jatene: “Nos próximos quatro meses, na Grande São Paulo, 45 mil casos estão prevendo e que vão precisar de UTI de 10 a 11 mil casos. E não tem dez mil leitos de UTI disponíveis”.
Uip confirmou o cálculo: “isso é decorrente de uma reunião científica que ocorreu ontem no Incor aonde eu fui falar de estratégia do governo do estado. E dentro das estratégias, exatamente o que eu estou falando com os senhores – nós planejamos de 1% a 10%. Esse é o cenário. Então, é fazer contas (…) Guardadas duas considerações. Primeiro, que isso não se instala imediatamente. E a sazonalidade de uma pandemia. Nós não vamos precisar de todos os leitos amanhã. Vai se posicionando”.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)