Conselho de Ética discute punição a deputado que chamou colegas de “canalhas” e vagabundos”
O Conselho de Ética da Câmara pautou para esta terça-feira uma representação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), desta vez com um novo parecer. A representação contra Janones foi protocolada pelo Solidariedade em agosto. No dia 14 daquele mês, Janones fez uma live no Facebook, na qual disse ser seu objetivo "mostrar o que alguns canalhas" da Câmara estavam fazendo, "para a gente fazer todo mundo ficar sabendo a pouca vergonha que esses vagabundos...
O Conselho de Ética da Câmara pautou para esta terça-feira uma representação contra o deputado federal André Janones (Avante-MG), desta vez com um novo parecer.
A representação contra Janones foi protocolada pelo Solidariedade em agosto. No dia 14 daquele mês, Janones fez uma live no Facebook, na qual disse ser seu objetivo “mostrar o que alguns canalhas” da Câmara estavam fazendo, “para a gente fazer todo mundo ficar sabendo a pouca vergonha que esses vagabundos estão fazendo aqui (…)”.
Janones criticava o projeto da nova lei de abuso de autoridade: “tudo farinha do mesmo saco (…) aqui tá tudo abraçado agora: PT com PSL (…) pra garantir a mamata e a impunidade para aqueles que vierem a cometer crimes no futuro (…)”.
No mesmo dia da transmissão de Janones, o plenário da Câmara aprovou a nova lei de abuso de autoridade em votação simbólica – quando não há registro de quem votou como.
O deputado JHC (PSB-AL) foi escolhido para relatar o processo. Ele redigiu parecer contra uma punição a Janones.
Mas, em 30 de outubro, o Conselho de Ética rejeitou o parecer de JHC por 11 votos a 5.
Janones compareceu à sessão e manteve o que disse: “Eu estou respondendo a esse processo aqui no Conselho de Ética por dizer que existem corruptos e bandidos dentro da Câmara dos Deputados. Eu reafirmo mais uma vez aqui, perante este Conselho, que existem bandidos, que existem corruptos, como em todo e qualquer outro setor da sociedade”.
E acrescentou: “o Solidariedade é um partido que tem, desde a sua origem, a marca da corrupção”.
Diego Garcia (Podemos-PR) foi designado como novo relator. Seu parecer é a favor do prosseguimento da representação.
A representação contra Janones é o primeiro item na pauta de hoje do Conselho de Ética, tendo prioridade sobre sete representações contra deputados do PSL assinadas por Luciano Bivar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)