Macron provoca ao dizer que Amazônia pode ter “status internacional”
Em entrevista coletiva no encerramento do G7, Emmanuel Macron foi perguntado sobre a possibilidade de a Amazônia receber um "status internacional"...
Em entrevista coletiva no encerramento do G7, Emmanuel Macron foi perguntado sobre a possibilidade de a Amazônia receber um “status internacional”.
O presidente da França disse o seguinte:
“Associações, ONGs e atores internacionais, já há vários anos, inclusive alguns atores jurídicos internacionais, levantaram a questão para saber se podemos definir um status internacional da Amazônia. Isso não está na discussão das iniciativas apresentadas hoje, mas é realmente uma questão que se coloca: e se um Estado soberano tomasse de maneira clara e concreta medidas que se opõem ao interesse de todo o planeta? Então, aí haveria todo um trabalho jurídico e político a ser feito.”
Macron disse também:
“Ele [Jair Bolsonaro] deseja ser respeitado como ator nesse jogo, mas acredito que ele tenha consciência desse tema. Eu prefiro ter essa esperança. Não é hoje que vamos decidir nada sobre isso, mas é um tema que permanece aberto e continuará a prosperar, nos próximos meses e anos.”
O presidente francês ainda afirmou que a importância da Amazônia “é tão grande na questão climática que não se pode dizer que ‘é apenas o meu problema'”.
Trata-se de uma evidente provocação de Macron cogitar que o Brasil possa vir perder a soberania sobre um território que lhe pertence.
Já está na hora de Angela Merkel dar um puxão de orelhas no presidente francês, para que ele também volte à realidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)