VÍDEO: Em sabatina de membros do CNMP, Renan Calheiros alfineta coordenador da Lava Jato
Como registramos -- veja aqui --, enquanto as atenções estavam voltadas para a arrastada tramitação da reforma da Previdência na Câmara, senadores sabatinaram ontem, na CCJ, três indicados para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O Antagonista apurou que a atuação de alguns foi apenas parte de uma ação orquestrada no Senado para atacar a Lava Jato...
Como registramos — veja aqui –, enquanto as atenções estavam voltadas para a arrastada tramitação da reforma da Previdência na Câmara, senadores sabatinaram ontem, na CCJ, três indicados para compor o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O Antagonista apurou que a atuação de alguns foi apenas parte de uma ação orquestrada no Senado para atacar a Lava Jato.
Em sua fala, Renan Calheiros, relator de uma das indicações ainda não confirmadas pelo plenário, enalteceu o CNMP e o CNJ e defendeu “aperfeiçoamento” do Ministério Público.
“Esta sabatina acontece no momento em que os olhos do país se voltam à atividade [dos procuradores] como um todo e ao Conselho em particular”, começou Renan, sutilmente.
“Gostaria de saber se os senhores defendem algum tipo de aprimoramento do CNMP, a fim de aperfeiçoar efetivamente o controle externo, para que não haja excesso do Ministério Público”, emendou o senador alagoano do MDB.
E, sem citar o nome de Deltan, continuou:
“Qual a opinião sobre a recusa de procuradores de comparecerem ao Congresso Nacional para esclarecimentos de atividades da instituição? Defendem algum tipo de regra que torna mais parcimoniosa a opinião de procuradores nas redes sociais? Ou um código de ética específico para o Ministério Público?”
Repetimos: há uma clara intenção de usar as indicações ao CNMP para “pedir a cabeça” de Deltan — leia mais aqui.
Assista à participação de Renan Calheiros na sabatina:
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)