10 + 10
O teto do gasto público deve durar 20 anos.Segundo a PEC encaminhada por Henrique Meirelles a Michel Temer, obtida pelo Estadão, “esse limitador do crescimento das despesas do governo poderá ser alterado a partir do décimo ano de vigência do novo regime fiscal...
O teto do gasto público deve durar 20 anos.
Segundo a PEC encaminhada por Henrique Meirelles a Michel Temer, obtida pelo Estadão, “esse limitador do crescimento das despesas do governo poderá ser alterado a partir do décimo ano de vigência do novo regime fiscal. Mas apenas por lei aprovada pelo Congresso Nacional. Na prática, essa revisão significa que o prazo inicial para o teto será de dez anos.
O texto, que ocupa apenas três páginas, estabelece também, como espécie de penalidade, uma sequência de sete travas a novas despesas no caso de o teto ser descumprido. Entre elas está a proibição de reajuste salarial de servidores públicos; criação de novos cargos ou funções; mudanças na estrutura de carreira; contratação de pessoal, e realização de concurso. Além disso, as despesas com subsídios concedidos pelo Tesouro Nacional não poderão superar os gastos do ano anterior. Também será proibida a concessão de novos incentivos tributários”.
Se Michel Temer não deturpar completamente a PEC, será a maior conquista da economia brasileira desde o Plano Real.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)