Espriella defende cooperação com Brasil após eleição
Presidente eleito da Colômbia respondeu a mensagem de Lula e disse que aliança com vizinhos vai além de divergências políticas
O presidente eleito da Colômbia, Abelardo de la Espriella, declarou nesta quinta-feira, 25, que manterá relação de cooperação com o Brasil, em resposta a uma publicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A manifestação ocorreu nas redes sociais, um dia após o petista parabenizar o colombiano pela vitória nas urnas.
Mensagem nas redes sociais
Na publicação, De la Espriella afirmou que o continente americano lida com questões que ultrapassam fronteiras e exigem atuação coletiva. Segundo o presidente eleito, esses desafios “só podem ser superados por meio de um trabalho conjunto, respeitoso e soberano”.
O político citou ainda vínculos culturais, históricos, ambientais e comerciais entre os dois países como base para a relação bilateral durante seu governo.
Ele afirmou que buscará cumprir um compromisso com a população colombiana que, segundo descreveu, “não é de ideologias, mas de extrema coerência, e isso inclui nossos vizinhos do Brasil, liderados por seu presidente, Lula”.
Resposta à mensagem de Lula
A fala de De la Espriella veio em reação a uma publicação do presidente brasileiro, feita na quarta-feira, 24. Na ocasião, Lula cumprimentou o povo colombiano pela realização do que chamou de processo democrático e soberano, além de parabenizar o presidente eleito pelo resultado das eleições.
O petista também declarou que a relação entre Brasil e Colômbia ultrapassa diferenças ideológicas e é necessária para enfrentar pautas comuns, como preservação da Amazônia, combate ao crime organizado e redução da pobreza. Ele encerrou a mensagem manifestando expectativa de continuidade no trabalho conjunto entre as duas nações.
Leia também: Lula parabeniza Espriella após derrota de aliado de Petro
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)