“Ganhamos cinco das seis” eleições, diz Dirceu
Ex-ministro criticou a relação da família Bolsonaro com Donald Trump
O ex-ministro José Dirceu (PT) demonstrou otimismo em relação à reeleição do presidente Lula (PT) nas eleições de outubro.
Em postagem no X, Dirceu criticou a relação entre a família Bolsonaro com o presidente americano, Donald Trump, que, segundo ele, adota uma política preconceituosa.
“Eu não acredito que o povo brasileiro vá entregar a Presidência da República à família Bolsonaro, principalmente pela relação que eles têm com Donald Trump e com os Estados Unidos, pelo que significou o governo do pai deles para o Brasil e pelo que significa o governo Trump para os EUA e para o mundo. Como alguém da classe média pode votar em quem promete fazer a mesma política de Trump, marcada pelo racismo, pela xenofobia, pela homofobia, pelo negacionismo ambiental e pelo autoritarismo? É entregar o destino do nosso país nas mãos de Trump e dos interesses estrangeiros. E vamos lembrar que uma parcela expressiva da população norte-americana se opõe a Trump, porque sua política não tem produzido os resultados esperados nem no plano internacional nem dentro dos próprios Estados Unidos”, escreveu.
Dirceu também afirmou que o PT venceu a maior parte das disputas eleitorais recentes..
“Não há eleição fácil, mas estou otimista. A questão é lutar e vencer. Ganhamos cinco das seis disputas que travamos. A direita pode ter força e poder econômico, mas a força da esquerda e do PT no Brasil é real. Com uma coalizão ampla na sociedade, que una muitos setores e segmentos, temos condições de vencer!”, finalizou.
Lula favorito?
O presidente Lula (PT) aparece com 41% das intenções de voto no cenário mais provável de primeiro turno da eleição presidencial de 2026, segundo pesquisa Datafolha divulgada de sábado, 20.
O senador Flávio Bolsonaro (PL) tem 31%, repetindo o mesmo índice registrado no levantamento anterior.
A vantagem de Lula permanece praticamente estável em relação à rodada passada, quando o petista marcou 40% e Flávio também tinha 31%.
A pesquisa foi realizada após a repercussão do caso “Dark Horse”, que atingiu a pré-campanha do senador.
No primeiro turno, Lula e Flávio lideram com folga. Em seguida aparecem Ronaldo Caiado e Renan Santos, ambos com 3%. Em seguida vêm Romeu Zema, Aécio Neves, Samara Martins e Augusto Cury, com 2% cada.
Segundo turno
Na simulação de segundo turno entre Lula e Flávio Bolsonaro, o cenário também permaneceu inalterado.
O presidente registra 47% das intenções de voto, contra 43% do senador. Brancos e nulos somam 8%, enquanto 1% não soube responder.
O levantamento ouviu 2.004 eleitores em 139 municípios entre os dias 17 e 18 de junho.
A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
André Miguel Fegyveres
23.06.2026 20:17José Dirceu o arquiteto do mensalão: nós não roubamos e não deixamos roubar, seguindo as regras de Lenin --> acuse-os do que você faz. A esquerda cansou a América do Sul: basta! Você se vangloria de ter ganho 5 de 6 eleições, mas para quê? Para trazer progresso, conhecimento e prosperidade ao povo brasileiro? NÂO!- Para roubar o povo brasileiro! PT=vanguarda do atraso!