Crusoé: O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?
Teerã diz que não planeja permitir visitas da AIEA às suas instalações nucleares, contradizendo o governo Trump
O Ministério de Relações Exteriores do Irã afirmou nesta terça-feira, 23, que o regime iraniano não planeja permitir que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), órgão de fiscalização nuclear da ONU, inspecione as instalações nucleares danificadas por bombardeios dos Estados Unidos e de Israel.
Segundo o porta-voz da pasta, Esmaeil Baghaei, não há protocolo para esse tipo de inspeção.
“Não tivemos nenhuma reunião com o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica [Rafael Grossi], nem temos planos para que a agência inspecione as instalações nucleares do Irã danificadas pela agressão militar dos Estados Unidos e do regime sionista. Basicamente, não existe protocolo a esse respeito. Como signatários do Tratado de Não Proliferação e como um país comprometido com os acordos de salvaguardas, continuaremos com o procedimento atual — e acredito que o procedimento atual seja muito claro”, disse.
A declaração contradiz o vice-presidente dos EUA, JD Vance. Na segunda-feira, 22, ele afirmou que o Irã concordou em permitir a entrada de inspetores nucleares no país, além de estabelecer mecanismos para lidar com seus ativos congelados e gerenciar o cessar-fogo nas negociações.
Para Vance, tais pontos de entendimento constituem “uma base muito boa para um acordo final bem-sucedido”.
“Irã concordou plena e totalmente com inspeções nucleares”
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça, 23, que o Irã concordou “plena e totalmente” com inspeções nucleares.
“Apesar de seus protestos e declarações falsas em contrário — somados à insistência das fake news, que fazem de tudo para minimizar a vitória dos EUA e torná-la o mais insignificante possível —, o Irã concordou plena e totalmente com inspeções nucleares de alto nível por um longo período futuro (indefinidamente!!!). Isso garantirá a ‘honestidade nuclear’. Se não tivessem concordado com isso, não haveria mais negociações! Com base nisso e em outras concessões importantes feitas pelo Irã, concordei em permitir que o Estreito de Ormuz permaneça ABERTO, sem novos bloqueios navais. No entanto, todos os navios permanecem a postos caso seja necessário restabelecer o bloqueio, o que parece, neste momento, altamente improvável…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)