“A América Latina está se libertando do atraso”, diz Zema sobre Espriella
Pré-candidato à Presidência do Novo celebrou a vitória de Abelardo de la Espriella na Colômbia
O pré-candidato à Presidência Romeu Zema (Novo) celebrou no domingo, 21, a vitória de Abelardo de la Espriella (foto) na Colômbia.
“Espriella (direita) vence na Colômbia;
Kast (direita) vence no Chile;
Paz (direita) vence na Bolívia;
Noboa (direita) vence no Equador;
Asfura (direita) vence em Honduras;
Fernandez (direita) vence na Costa Rica.
A América Latina está se libertando do atraso. Esse ano é a vez do Brasil”, escreveu Zema no X.
Com 99,9% das urnas apuradas, Espriella tem 49,66% dos votos, contra 48,70% do senador de esquerda Iván Cepeda, apoiado por Gustavo Petro.
A diferença entre eles é de 0,96% dos votos.
O resultado consolida a vitória do candidato apoiado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma eleição marcada por forte polarização política.
Quem é Abelardo de la Espriella?
Espriella, advogado de 47 anos sem experiência política, se apresentou como um candidato anti-establishment e defendeu endurecimento no combate ao crime, redução do Estado e expansão da exploração de petróleo.
Ele ostenta vida de luxo, tem perfil conservador nos costumes e discurso duro contra a esquerda. Na campanha, adotou o tigre como símbolo central, com apoiadores usando fantasias e pelúcias em atos públicos.
O animal virou marca de sua retórica sobre segurança.
“Vamos fazer uma pátria livre de bandidos. Eles não terão onde se esconder, porque verão como o tigre morde forte”, afirmou. Em outro momento, disse: “O povo e seu tigre. Não vou negociar com políticos, nem com partidos”.
Antes da política, Espriella ganhou notoriedade como advogado de grupos paramilitares e de figuras envolvidas em escândalos na Colômbia e no exterior, incluindo o empresário Alex Saab, ligado ao governo de Nicolás Maduro e acusado nos Estados Unidos de corrupção e lavagem de dinheiro.
Na campanha, também defendeu endurecimento contra a esquerda e afirmou:
“O Estado não cria riqueza; o Estado cria condições para que nós, como empresários, possamos criar riqueza.”
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)