Irã alerta para nulidade de acordo com EUA caso Israel mantenha tropas no Líbano
“Enquanto a ocupação continuar, pode-se dizer que a guerra ainda está em curso e não terminou essencialmente", disse o ministro iraniano
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Ismail Bagaei, afirmou nesta quinta-feira, 18, que a recusa de Israel em se retirar das zonas de segurança no sul do Líbano representaria uma violação do acordo firmado com os Estados Unidos.
Segundo Bagaei, um dos termos assinados pelos países prevê a integridade territorial libanesa.
“Enquanto a ocupação continuar, pode-se dizer que a guerra ainda está em curso e não terminou essencialmente”, disse o representante iraniano, destacando que o regime exigiu o fim do conflito em todas as frentes.
Ele acrescentou ainda que, caso Israel mantenha suas forças na região, o memorando de entendimento poderia ser considerado “nulo e sem efeito”.
“Pelo tempo que for necessário”
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quinta, 18, que manterá as tropas israelenses no zona segurança estabelecida no sul do Líbano “pelo tempo que for necessário”.
A declaração foi feita um dia após Estados Unidos e Irã assinarem um acordo de paz do qual Israel não é signatário.
“Vamos restaurar a segurança e a prosperidade nas cidades do norte. Isso exige a manutenção da zona de segurança no sul do Líbano; exige que não a abandonemos enquanto as necessidades de segurança de Israel assim o exigirem”, disse em uma cerimônia oficial.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)