Acordo com Irã evitou “catástrofe econômica”, diz Trump
Republicano afirmou que negociação com Teerã entregou resultados “muito além” das metas iniciais dos Estados Unidos
O presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira, 17, que o acordo com o Irã evitou um cenário de forte impacto econômico para os americanos.
“Eu não queria ver uma catástrofe econômica. Se isso tivesse continuado, era isso que teria acontecido”, declarou Trump.
Trump também defendeu o alcance do memorando e afirmou que os objetivos de Washington foram atingidos.
“Chegamos a um acordo que concretiza tudo o que nos propusemos a fazer, e muito mais: pôr fim ao conflito atual, reabrir o Estreito de Ormuz e impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear”.
Bombardeios?
Mais cedo, Trump afirmou que pode retomar os bombardeios ao Irã, se não gostar do acordo entre os dois países.
“Não é definitivo. É um memorando de entendimento e, se eu não gostar, voltaremos a atirar neles, a jogar bombas em suas cabeças”, disse o presidente americano em entrevista coletiva concedida ao lado do ditador egípcio, Abdel Fatah Al-Sisi.
“Se eu não gostar, se eles não se comportarem, voltaremos a jogar bombas bem no meio da cabeça deles. Entendeu? Porque eles se comportaram mal por 47 anos”, continuou.
Acordo entre EUA e Irã
Os Estados Unidos e o Irã chegaram a um acordo de paz no domingo, 14, segundo declarações do presidente americano, Donald Trump, e do primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif.
Em publicação na rede Truth Social, Trump afirmou que “o acordo com a República Islâmica do Irã está agora concluído”. Ele também disse que o Estreito de Ormuz será reaberto e que os EUA suspenderão o bloqueio naval a portos iranianos.
“Navios do mundo, liguem seus motores. Deixem o petróleo fluir!”, escreveu o presidente.
Sharif afirmou que, após negociações, “o acordo de paz entre os Estados Unidos da América e a República Islâmica do Irã foi ALCANÇADO”, com cessação imediata e permanente das operações militares em todas as frentes, incluindo o Líbano.
EUA e Irã assinarão formalmente um memorando de entendimento na sexta-feira, 19 de junho, em um resort na montanha Bürgenstock, próxima ao lago de Lucerna, na Suíça.
O evento contará com a presença do principal negociador iraniano, Mohammad Bagher Ghalibaf, e do vice-presidente americano, JD Vance.
“O acordo está todo assinado e o estreito já está parcialmente aberto, como você sabe. Eles estão fazendo uma pequena busca por algumas minas que já encontraram. Mas, essencialmente, os navios estão começando a sair agora. Na sexta-feira, estará completamente aberto. Nos demos muito bem com o Irã”, disse Trump na segunda, 15.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)