“Morte de Niño Guerrero envia uma mensagem clara à América Latina”
Declaração foi feita por assessor do Pentágono após operação dos EUA e da Venezuela que eliminou líder do Tren de Aragua
O governo dos Estados Unidos afirmou neste sábado, 13, que a morte de Héctor Rusthenford Guerrero Flores, o Niño Guerrero (foto), líder da facção Tren de Aragua, “envia uma mensagem” aos grupos criminosos da América Latina sobre a política de combate ao narcotráfico adotada pelo presidente Donald Trump.
“A morte de Niño Guerrero envia uma mensagem clara à América Latina: não há refúgio para narcoterroristas em nosso hemisfério. O Departamento de Guerra e a Coalizão Anticartel das Américas (A3C) continuarão cumprindo a promessa do presidente Trump”, escreveu Patrick Weaver, subchefe de gabinete do secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth.
Guerrero foi morto durante uma operação militar americana realizada em coordenação com autoridades venezuelanas.
Washington e Caracas anunciaram conjuntamente a ação, que também foi confirmada por Trump nas redes sociais.
Líder do Tren de Aragua
Conhecido como Niño Guerrero, o criminoso comandava o Tren de Aragua, organização criada na Venezuela e classificada pelos Estados Unidos como grupo terrorista.
A facção expandiu sua atuação para países como Colômbia, Peru, Chile e Brasil, com presença identificada principalmente em Roraima.
Preso por tráfico de drogas, homicídio e roubo, Guerrero continuou liderando a organização mesmo após ser encarcerado na prisão de Tocorón.
Em dezembro de 2025, ele foi acusado formalmente pela Justiça americana por terrorismo, tráfico de drogas, extorsão e crimes relacionados a armas de fogo.
O Departamento de Justiça dos EUA oferecia recompensa de até US$ 5 milhões por informações que levassem à sua captura.
Nos últimos meses, Trump intensificou operações contra o Tren de Aragua, grupo frequentemente apontado por integrantes de seu governo como responsável por redes de tráfico e violência que alcançam território americano.
Leia mais: Quem era Niño Guerrero, morto em operação anunciada por Trump
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Aldo
14.06.2026 16:44Aqui até a ideia de colocar snipers para abater a distancia os bandidos que desfilam pelas ruas com fuzis e metralhadoras não vai em frente, imagine lançar uma bomba assim. A bandidadem está encastelada nos morros e favelas das grandes cidades, misturadas com o povo.