Acordo com Irã será assinado neste domingo, diz Trump
Presidente dos EUA fala em retomada da navegação em Ormuz e em restrições permanentes ao programa nuclear iraniano
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (foto), afirmou neste sábado, 13, que um acordo com o Irã está previsto para ser assinado neste domingo.
Em publicação na rede Truth Social, Trump disse que o acordo entrará em vigor imediatamente após a assinatura e anunciou a reabertura do Estreito de Ormuz, uma das principais rotas de transporte de petróleo do mundo.
“O acordo está programado para ser assinado amanhã e, imediatamente após sua assinatura, o Estreito de Ormuz estará ABERTO A TODOS”, escreveu.
Segundo o presidente americano, o acordo impedirá que o Irã obtenha armas nucleares e prevê a remoção futura de material nuclear enriquecido do país.
“No momento apropriado, quando tudo estiver calmo, entraremos e recolheremos a poeira nuclear, enterrada profundamente sob as poderosas montanhas de granito afundadas”, acrescentou.
Trump também sinalizou uma aproximação com Teerã após o fim do conflito.
“Estamos ansiosos para trabalhar com o Irã e com todo o Oriente Médio por muito tempo no futuro”, disse.
Ao final da mensagem, porém, fez um alerta indireto caso o acordo fracasse:
“Esperamos que todo esse processo funcione de forma rápida, fácil e tranquila. Se não funcionar, temos a alternativa definitiva, que esperamos nunca mais precisar usar!”, concluiu.
Leia mais: EUA detalham pontos de um possível acordo de paz com Irã
Cautela iraniana
Apesar do otimismo da Casa Branca, o governo iraniano ainda evita confirmar a conclusão do acordo.
Na sexta-feira, o chanceler Abbas Araghchi afirmou que um entendimento “nunca esteve tão próximo”, mas autoridades do país seguem tratando o processo com cautela.
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Esmail Baghaei, disse que a assinatura não deve ocorrer neste domingo, embora não tenha descartado a formalização nos próximos dias. Segundo ele, é necessário aguardar a definição da data exata do memorando.
Mais cedo, como mostramos, o primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, afirmou que Washington e Teerã estão “mais próximos de um acordo de paz do que nunca”.
Ele indicou que uma conclusão pode ocorrer nas próximas 24 horas, seguida por negociações técnicas na semana seguinte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)