Um conselho de Lula a Ancelotti antes da estreia na Copa do Mundo
"Nós não temos a melhor seleção do mundo, mas nós temos a melhor seleção do Brasil", diz o petista ao treinador em mensagem pública
O presidente Lula (foto) divulgou uma mensagem ao treinador da Seleção brasileira de futebol, o italiano Carlo Ancelotti, na manhã deste sábado, 13, quando o Brasil estreia na Copa do Mundo.
“Meu querido Ancelotti, eu peço permissão para falar um pouco com você sobre futebol. Eu acompanho a Copa do Mundo desde 1958. São praticamente 17 Copas do Mundo que eu acompanho e, sempre que a gente vai ter uma Copa do Mundo, a gente faz comparação com a Copa do Mundo anterior. Eu sei que você já ouviu comparação com a Copa de 58, 62, 66, 70. Não vale nada. O que vale, na verdade, é que você convocou o time, a meninada que está aí, a meninada que você tem, que você escolheu”, diz Lula no vídeo distribuído.
Distante de uma Seleção que tem como o principal ídolo um jogador que declarou voto em Jair Bolsonaro na eleição de 2022, Lula se engajou de última hora na Copa.
No dia da convocação, quando os bolsonaristas celebraram a ida de Neymar Jr. para seu quarto mundial, o petista, acostumado a falar sobre futebol, não publicou nada sobre o assunto.
Lula só veio entrar no clima eleitoral da Copa há uma semana, quando postou uma foto com a camisa da Seleção brasileira com o símbolo da fabricante Nike coberto por uma adesivo.
Leia mais: Flávio Bolsonaro lança jingle e critica Lula por uso do verde e amarelo
“Joguem com um pouco de alma”
“Portanto, uma coisa que eu queria pedir para você, nessa Copa: o que vale é essa meninada compreender que jogar bola eles sabem, mas, para ganhar numa Copa do Mundo, é necessário mais do que jogar o que eles sabem. Uma coisa importante: eles estão jogando para o povo brasileiro. Cada jogador desse nasceu numa periferia. Cada jogador desse tem amigos pobres, que eles sabem como é que eles torciam quando eram meninos. Então, diga para ele que eles vão jogar para o povo brasileiro jogar, para os adolescentes brasileiros, jogar para as meninas e para os meninos que estão com expectativa muito grande da nossa seleção conquistar o hexacampeonato”, segue Lula no vídeo, emulando o discurso do presidente colombiano Gustavo Petro, que acabou se enrolando na tentativa de surfar no time de James Rodríguez durante a eleição local.
“Nós não temos a melhor seleção do mundo, mas nós temos a melhor seleção do Brasil. É ela que você escolheu. São jogadores que você sabe que podem fazer o que você espera que eles façam. Portanto, dê um conselho para esses meninos: além de jogar bola, que vocês sabem, joguem com um pouco de alma. Quando cair, levante. Quando cair, não fica reclamando, levante e vá tirar a bola do adversário. E lembrar de uma coisa: o que vale é chutar a bola no gol do adversário, ela entrar. O que vale é bola no gol do adversário. Então, sempre que puder, chute. Pelo amor de Deus, chute. Ancelotti, diga para eles. Você que tem experiência, você que foi um grande jogador: o que vale é a garra, o que vale é a coesão do time, é a unidade do time, a harmonia do time. Eles têm que estar bem, eles têm que estar motivados. Eles precisam jogar pensando no povo brasileiro. que está precisando de uma vitória”, seguiu Lula, finalizando:
“Se você conseguir, Ancelotti, você vai virar o nosso herói, como foi o Zagallo, como foi o Feola, Parreira, e como poderá ser você agora. Foi o Felipão, [em] 2002. Time você tem. A Copa do Mundo a gente não disputa, a gente ganha. A gente não vai para disputar, a gente tem que ir para ganhar. É isso que eu espero do nosso time. Espero de você, Ancelotti. Um abraço. Boa sorte, querido. Estarei torcendo para o nosso Brasil.”
Assine Crusoé e leia mais: O voto de chuteiras
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Aldo
14.06.2026 18:03Eu é que não vou perder meu tempo lendo essa baboseirada toda, certamente nem Ancelotti leu.
Rosa
13.06.2026 12:43Sem nome: acho que sim. Se exercitando e mais magro é positivo. Inferno!!
Percebi nesta foto que o Lulex está mais magro. Podem imaginar se o descondenado aguenta mais 4 anos?