EUA desativam petroleiro ligado ao Irã no Golfo de Omã
Comando Central dos EUA afirma que a embarcação ignorou repetidas ordens das forças americanas e tentava transportar petróleo iraniano
Os Estados Unidos afirmaram nesta quarta-feira, 10, ter desativado um petroleiro ligado ao Irã no Golfo de Omã enquanto tentava violar o bloqueio americano aos portos iranianos.
De acordo com o Comando do Oriente Médio dos EUA (Centcom) , “uma aeronave dos EUA disparou munições de precisão contra a casa de máquinas do navio depois que a tripulação desobedeceu repetidamente às instruções das forças americanas“.
A embarcação atingida foi identificada como M/T Settebello e tinha a bandeira de Palau.
“Às 23h14 (horário do leste dos EUA ou 03h14 GMT), as forças americanas desativaram um petroleiro no Golfo de Omã pelo segundo dia consecutivo, depois que outra embarcação violou o bloqueio em vigor ao tentar transportar petróleo do Irã”, diz o comunicado.
Escalada
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu que os EUA irão atacar o Irã “com força” novamente nesta quarta-feira, 10.
“Vamos ver o que acontece, mas atacamos com força ontem e vamos atacá-los com força novamente hoje. E vamos ver o que acontece com o acordo. Estávamos muito perto de um acordo, mas eles continuam nos enrolando. Continuam nos fazendo de bobos porque… sabe de uma coisa? Eles negociaram com alguns presidentes muito estúpidos. Tenho que dizer isso. Tenho vergonha de dizer que havia algumas pessoas muito estúpidas sentadas aqui”, disse o presidente americano durante uma cerimônia de assinatura no Salão Oval da Casa Branca.
Trump citou o helicóptero Apache derrubado pelo Irã no Estreito de Ormuz.
Tenho trabalhado com o Irã há alguns meses e eles deveriam assinar esse acordo. É um bom acordo. Não lhes dá o direito de ter uma arma nuclear. Na verdade, os proíbe totalmente de tê-la. E foi só um ‘tap tap tap’. Não sei o que eles estavam fazendo. Então, eles atiraram no nosso helicóptero. Um helicóptero muito caro, aliás. Mas o mais importante é que os dois homens, felizmente, estão bem. Foi um resgate incrível”, disse.
“Mas queremos um acordo que seja significativo. Queremos um acordo que funcione. Não queremos apenas um acordo como o de Barack Hussein Obama, o pior acordo que foi um caminho para uma arma nuclear. É exatamente o oposto”, continuou.
Irã vai “pagar o preço”
Mais cedo, Trump disse que o Irã demorou demais para negociar um acordo de paz com os EUA e agora terá que “pagar o preço”.
“As Forças Armadas do Irã são um completo caos. Grande parte delas, como a Marinha e a Força Aérea, sequer existe mais – foram completamente derrotadas. O Irã só fala e não age. O valentão do Oriente Médio está MORTO!!! Demoraram demais para negociar um acordo que teria sido ótimo para eles, agora terão que pagar o preço!!!”, escreveu Trump na rede Truth Social.
Em entrevista à Fox News, o presidente americano sugeriu que pode ordenar ataques a usinas de energia e pontes iranianas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)