Petro reage a desprezo de jogadores da Colômbia com post racista
"Dignidade ou nostalgia dos nobres proprietários de escravos", disse o presidente colombiano ao recuperar imagem de Yerry Mina com Uribe
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, não digeriu nada bem o encontro de despedida com a Seleção colombiana antes da partida para a Copa do Mundo.
Os jogadores não conseguiram esconder o desconforto diante do discurso de Petro, e o evento ficou marcado pela recusa do astro James Rodríguez de tirar uma foto com a filha de 17 anos do presidente, que deixa o governo neste ano.
A Confederação Colombiana de Futebol chegou a publicar uma nota para repudiar “qualquer manifestação de agressão, assédio ou difamação dirigida aos atletas, suas famílias ou membros da delegação nacional” dos apoiadores de Petro. Mas o pior ainda estava por vir.
Depois de os jogadores da Colômbia virarem alvo dos partidários do presidente nas redes sociais por não terem se prestado a serem usados politicamente, Petro recuperou uma imagem de 2024 do zagueiro Yerry Mina com o ex-presidente Álvaro Uribe, seu adversário, e a comparou com o cumprimento seco que o jogador do Cagliari lhe deu antes de partir para a Copa.
“Nostalgia dos nobres proprietários de escravos”
“Dignidade ou nostalgia dos nobres proprietários de escravos”, escreveu o presidente colombiano, aparentemente esquecendo-se da interrogação que deixaria mais claro o questionamento.
A imagem de Mina com Uribe, na qual o ex-presidente colombiano está montado em um cavalo e acaricia a cabeça do zagueiro, tinha sido interpretada como racista pelos seus críticos na época em que surgiu, por supostamente remeter ao tempo da escravidão na América Latina.
O fato é que os jogadores colombianos claramente não tendem para a esquerda no país, como também se pode afirmar no Brasil, com raras exceções.
Segundo turno
A Colômbia decide no próximo dia 21 quem será o próximo presidente do país. A disputa de segundo turno se dá entre o direitista Abelardo de la Espriella e o esquerdista Iván Cepeda, aliado de Petro.
De la Espriella terminou o primeiro turno com mais votos, e Petro disse que não aceitava o resultado.
O Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia (CNE) encerrou na quinta-feira, 4, a contagem oficial do primeiro turno presidencial realizado no domingo, 1º de junho, e os números praticamente repetiram o que os sistemas preliminares já indicavam horas após o fechamento das urnas.
De la Espriella obteve 10.366.143 votos, 43,78% dos válidos, enquanto o Cepeda, que é senador, somou 9.703.921, equivalentes a 40,98%. O candidato de esquerda também chegou a questionar o resultado, mas modelou o discurso após a repercussão ruim de seu posicionamento.
Petro segue questionando o resultado.
Assine Crusoé e leia mais: O voto de chuteiras
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)