Voltaire Akbar
Voltaire para cá, Voltaire para lá. A Europa, metralhada e bombardeada, resgatou Voltaire. Isso é bom. Voltaire merece ser evocado cinco vezes por dia, como Alá pelos muçulmanos. Voltaire Akbar. Depois de Voltaire, porém, veio Hitler. E só então a Europa virou a Europa: guerreando contra o totalitarismo, derrotando o totalitarismo. A liberdade se tornou o valor fundamental da Europa à custa de milhões e milhões de mortos. Para ler mais, clique no título... A benção de Voltaire
Voltaire para cá, Voltaire para lá. A Europa, metralhada e bombardeada, resgatou Voltaire. Isso é bom. Voltaire merece ser evocado cinco vezes por dia, como Alá pelos muçulmanos. Voltaire Akbar.
Depois de Voltaire, porém, veio Hitler. E só então a Europa virou a Europa: guerreando contra o totalitarismo, derrotando o totalitarismo. A liberdade se tornou o valor fundamental da Europa à custa de milhões e milhões de mortos.
Mas a derrota do totalitarismo não garantiu aos europeus somente a liberdade de opinião. Ela garantiu, também, a liberdade religiosa. Porque uma não existe sem a outra. Quando a liberdade de opinião foi reprimida, aqueles que pertenciam a outra religião foram parar nos campos de extermínio.
Ao se recusarem a se subordinar ao totalitarismo jihadista, os cartunistas do Charlie Hebdo não estavam defendendo apenas a liberdade de opinião. Eles estavam defendendo igualmente um sistema de valores que garante, entre outras coisas, a liberdade religiosa. O papa não leu Voltaire e não entende isso. Voltaire Akbar.
Hoje é domingo, dia de missa. Acabou o sermão.
A benção de Voltaire
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)