Vale diz que barragem em MG pode se romper nos próximos dias
Em documento produzido pela Vale e obtido pelo MP-MG, a mineradora estima que uma barragem da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, corre risco de rompimento entre os dias 19 e 25 de maio...
Em documento produzido pela Vale e obtido pelo MP-MG, a mineradora estima que uma barragem da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, corre risco de rompimento entre os dias 19 e 25 de maio, informa a Folha.
Há dias, foi identificada uma deformação no talude –encosta que garante estabilidade– na cava da mina, a cerca de 100 km de Belo Horizonte.
A mineradora diz que, caso se mantenha a velocidade de movimentação do talude –estimada em três a quatro centímetros por dia–, a ruptura “poderá ocorrer no período de 19 a 25 de maio de 2019, gerando vibração que poderá ocasionar a liquefação da Barragem Sul Superior”.
Hoje, o MP-MG expediu uma recomendação para que a Vale informe à população da cidade os riscos e danos em caso de rompimento da barragem, por meio de carros de som, jornais e rádios.
Os promotores pedem ainda que seja fornecido apoio logístico, psicológico e médico, além de alimentação, medicação e transporte, às pessoas que podem ser atingidas pelo rompimento.
A contagem de mortos pela ruptura da barragem de Brumadinho, ocorrida em janeiro, está oficialmente em 240.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)