Lula anuncia fim da taxa das blusinhas
Decisão passa a valer a partir da próxima quarta-feira, 13
O presidente Lula (PT) anunciou nesta terça-feira, 12, o fim da chamada taxa das blusinhas, termo cunhado para se referir ao imposto de importação de 20% sobre compras internacionais de até US$ 50, cobrado através do programa Remessa Conforme.
A medida passa a valer a partir da próxima quarta, 13, e será formalizada por Lula através de uma Medida Provisória (MP) que será publicada no Diário Oficial.
A cobrança teve início em agosto de 2024, após o Congresso Nacional aprovar uma lei que, posteriormente, foi sancionada pelo petista. Desde a aprovação, o governo passou a cobrar imposto de importação de 20% sobre compras internacionais até US$ 50.
Nos primeiros meses do ano, o governo já arrecadou R$ 1,78 bilhão em imposto de importação com encomendas internacionais. O valor representa um crescimento de 25% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando somou R$ 1,43 bilhão.
Haddad renega
O maior blefe dos petistas diz respeito à famigerada taxa das blusinhas.
Agora pré-candidato ao governo de São Paulo, o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad tenta convencer todo mundo de que nunca quis ver aprovada a cobrança de imposto para compras do exterior no valor de até 50 dólares.
A taxa das blusinhas é a política mais impopular do governo Lula, como indicam as pesquisas.
A medida de fato acabou aprovada pelo Congresso Nacional com apoio de vários partidos, como tem dito Haddad em entrevistas, mas foi o governo petista, que gosta muito de arrecadar e pouco de economizar, que colocou a taxação em pauta, e Lula sancionou a mudança sem vetos.
Leia mais: Haddad renega a taxa das blusinhas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
12.05.2026 20:18Too late. Estão todos endividados e deve-se escolher entre a blusinha e a coxinha.