Explosão de gás destrói casas e mata ao menos uma pessoa em SP
Acidente na zona oeste da capital ocorreu durante obra da Sabesp e deixou quatro residências completamente arrasadas
Uma ruptura em tubulação de gás provocada por obras de saneamento desencadeou na tarde desta segunda-feira, 11, uma explosão que arrasou parte de um quarteirão residencial no bairro do Jaguaré, zona oeste de São Paulo.
Ao menos um homem morreu soterrado, três pessoas ficaram feridas e os bombeiros seguiam, até o fim da noite, em busca de uma possível quinta vítima entre os escombros. Cerca de 35 imóveis foram afetados, quatro deles reduzidos a ruínas.
O acidente
A explosão ocorreu pouco depois das 16h na rua Piraúba, nas proximidades do condomínio Morada do Parque.
Equipes da Sabesp realizavam um remanejamento de tubulação de água no local desde a última sexta-feira, 8, quando, segundo a própria companhia, atingiram inadvertidamente uma rede de distribuição de gás. Moradores relataram ter percebido forte odor de gás horas antes da deflagração.
“Por volta de meio-dia, 13h, começou um cheiro de gás muito forte. Até mandei mensagem para minha namorada avisando. De repente, só ouvi a explosão e a casa caindo em cima de mim”, relatou à Folha Carlos Henrique de Silva Moraes, um dos desalojados. Ele afirmou ter ficado preso entre os escombros por cerca de 40 minutos até ser resgatado pelos bombeiros.
A Comgás informou ter recebido um chamado sobre o vazamento às 15h15. Sua equipe chegou ao local às 15h37 e eliminou o escape de gás. A concessionária declarou não ter realizado manutenção no local e negou ser responsável pela obra que originou o incidente.
Vítimas e operação de resgate
A morte confirmada é a de Alessandro, 45 anos, identificado pelo enteado após ser encontrado soterrado em uma das residências que desabaram. Entre os feridos, um funcionário da Sabesp procurou atendimento por conta própria em uma unidade básica de saúde; outro foi encaminhado pelo Samu ao pronto-socorro regional de Osasco; e um terceiro, arremessado pela janela de sua casa no momento da explosão, foi atendido no local e não corre risco de vida.
O Corpo de Bombeiros mobilizou 15 viaturas para a ocorrência. A capitã Karoline Burunsizian, porta-voz da corporação, informou que as buscas por uma possível vítima adicional continuariam até que sua presença ou ausência sob os escombros fosse confirmada. O fornecimento de gás na região foi interrompido, e autoridades descartaram o risco de novas explosões.
Moradores desalojados do prédio vizinho — que teve vidros estilhaçados pela onda de choque — foram encaminhados ao estacionamento do condomínio enquanto a Defesa Civil avaliava possíveis danos estruturais. Questionada sobre o custeio de hospedagem para os afetados, a Sabesp não respondeu até o fechamento desta edição.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)