EUA alertam americanos sobre show de Shakira no Rio
Artista colombiana se apresenta gratuitamente em Copacabana neste sábado para público de dois milhões
Dois milhões de pessoas devem ocupar a orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, neste sábado, 2, para o show gratuito da colombiana Shakira.
O evento, marcado para começar entre 21h30 e 21h45, contará com uma estrutura de palco maior do que a utilizada nas apresentações anteriores de Lady Gaga e Madonna no mesmo local.
A dimensão do público esperado levou o Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio a divulgar, na quarta-feira, 29, um comunicado de segurança direcionado a cidadãos norte-americanos.
Recomendações diplomáticas
O Consulado lista medidas preventivas para quem estiver no evento. O órgão orienta que os cidadãos evitem portar itens de valor à vista, como joias e documentos, e que mantenham atenção constante sobre alimentos e bebidas.
O texto também recomenda o mapeamento prévio de rotas de saída, a elaboração de planos alternativos para o caso de separação de acompanhantes e o compartilhamento do endereço de hospedagem com um contato de emergência. A justificativa é que “grandes multidões são imprevisíveis e podem representar riscos”.
Logística e controle de acesso
A prefeitura do Rio montou um esquema de segurança com 18 pontos de revista distribuídos nas ruas de acesso à Avenida Atlântica. Os postos têm como objetivo impedir a entrada de objetos cortantes, recipientes de vidro e talheres. A venda de garrafas de vidro por ambulantes também estará proibida.
O tráfego de veículos particulares, ônibus e táxis ficará suspenso em Copacabana a partir das 19h de sábado, com liberação prevista somente a partir das 4h de domingo, 3.
As estações de metrô do bairro — Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos e Cantagalo — funcionarão sem interrupção durante a madrugada. Para agilizar o embarque e reduzir filas, o metrô adotará um sistema de pulseiras de identificação vinculadas à passagem comprada, substituindo o acesso convencional pelas catracas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (3)
Marian
02.05.2026 14:14Como está a cidade do Rio? Para um espetáculo dessa envergadura, deve estar limpa, segura e com todos serviços de infraestrutura funcionando perfeitamente, mas está? rs
Annie
02.05.2026 10:20Esses shows do Eduardo Paes é um tapa na cara nas pessoas que pensam só é feito para ganhar votos por isso que o almofadinha está na frente porque sua gestão como prefeito foi um fiasco a cidade está um horror.
Ir num show para ver uma telona, com 2 (ou mais) horas de pé , sendo esmagado por outras pessoas, entre ladrões e vigaristas é só para louco. Passando do “gargalo” do palco já não tem mais sentido sofrer tanto.