Durigan busca alianças em Washington em “estreia” internacional
Ministro da Fazenda participará das reuniões do FMI com foco em conflitos e clima; encontros com ministros de China e França estão agendados
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, embarca para Washington na semana que, para sua primeira missão externa à frente da pasta, assumida após a saída de Fernando Haddad. Entre os dias 13 e 18 de abril ele participará de evento do FMI, que tratará de estabilidade econômica, geração de empregos e os reflexos financeiros dos conflitos armados no Oriente Médio sobre economias vulneráveis.
Durante a semana, Durigan pretende se encontrar com os titulares das finanças da China, da França e dos Países Baixos. Na terça-feira, 14, tem reunião marcada com Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI.
O ministro também representa o Brasil na cúpula do G20 com ministros de finanças e presidentes de bancos centrais, e participa, ao fim da semana, de um encontro do G7 dedicado ao tema de minerais críticos.
A respeito do meio ambiente, Durigan assume a condução dos debates sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), iniciativa voltada à preservação de biomas tropicais com financiamento internacional.
Abertura ao diálogo com os EUA
O ministro declarou nesta sexta-feira, 10, não ter reunião programada com Scott Bessent, secretário do Tesouro americano. Ainda assim, reconheceu que Washington sinalizou interesse em “uma conversa sobre o aumento de cooperação internacional entre Brasil e EUA”.
Autoridades brasileiras indicam que os efeitos econômicos da guerra no Irã e a agenda climática do Brasil devem figurar nas conversas informais com interlocutores do governo Trump.
Roteiro europeu encerra viagem
Após os compromissos nos Estados Unidos, o ministro segue para a Espanha e a Alemanha, onde a programação prevê encontros bilaterais com autoridades econômicas locais. Os temas de interesse incluem cooperação fiscal, transição energética e articulação em fóruns de governança global. Na Espanha, Durigan deve se incorporar à comitiva do presidente Lula em Barcelona.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
10.04.2026 22:09Estamos esperando a colheita prometida. Mas há uma boa notícia, para os Indianos! Nos ultrapassaram em saneamento, tratamento de esgoto para sua população. Parabéns Índia! 730 milhões de pessoas com esgoto!