Prefeito de Maceió confirma renúncia
JHC deixou o PL e se filiou ao PSDB
O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, conhecido como JHC, decidiu renunciar ao cargo para disputar o governo de Alagoas ou uma vaga no Senado.
O anúncio será feito na noite deste sábado, 4, durante a entrega do Projeto Renasce Salgadinho.
JHC ainda não anunciou qual cargo disputará. Ele deixou o PL e se filiou ao PSDB, levando consigo a mãe, a senadora Dra. Eudócia, a esposa Marina Cândia, vereadores e outros aliados.
O acordo de migração partidária contou com a mediação do ex-governador Teotônio Vilela Filho e do deputado federal Aécio Neves, ambos do PSDB.
Com a saída de JHC, a prefeitura será assumida pelo vice Rodrigo Cunha (Podemos).
Cenário em Alagoas
A decisão do prefeito movimenta o cenário político local, com possíveis confrontos contra Renan Filho (MDB) pelo governo e Renan Calheiros (MDB) ou Arthur Lira (PP) pelo Senado.
O contexto eleitoral inclui ainda nomes como Alfredo Gaspar (União) e a articulação de partidos como PL, Republicanos e União Brasil.
Kelmann Vieira (MDB), líder de JHC na Câmara, afirmou que o prefeito foi “praticamente colocado para fora do PL por imposições descabidas e autoritárias, orquestradas por Arthur Lira”.
Vieira disse ainda que JHC mantém alinhamento com Bolsonaro e não há acordo com Lula ou com grupos de Renan Calheiros.
JHC deixa a gestão com alta aprovação: pesquisas indicam 73% em 2023 e 75% em 2024. Ele é frequentemente comparado a João Campos, prefeito de Recife, que também se lança ao governo estadual.
A filiação ao PSDB e a decisão de concorrer a cargos estaduais são vistas como arriscadas, já que o PL apoia a candidatura de Arthur Lira ao Senado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)