Leite e Caiado conversam por telefone após ruído no PSD
Governador gaúcho sinaliza disposição para colaborar com pré-campanha do colega goiano, mas tensão no partido segue sem solução
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, telefonou para Ronaldo Caiado na noite de terça-feira, 31, dias após o PSD oficializar o nome do governador de Goiás como pré-candidato à Presidência da República. A conversa ocorreu em meio a um clima de tensão interna no partido, gerado por declarações públicas de Leite contra a forma como a decisão foi tomada.
Segundo O Globo, o gaúcho deixou claro que o incômodo não era com Caiado, mas com o rito adotado pela cúpula partidária, afirmou ter apreço pela trajetória do colega e se colocou à disposição para contribuir com a construção da pré-campanha. Pessoas próximas aos dois governadores confirmaram o teor da conversa.
O ruído que antecedeu o gesto
Na segunda-feira, 30, dia em que o PSD formalizou a escolha de Caiado, Leite divulgou um vídeo nas redes sociais com críticas à decisão. No material, argumentou que a escolha do nome poderia aprofundar a polarização política no país.
Antes disso, no domingo, 29, Leite já havia manifestado insatisfação ao presidente do PSD, Gilberto Kassab. O governador reclamou que a definição foi apresentada como encerrada, sem abertura para debate ou construção coletiva dentro da legenda.
Ontem, Leite publicou nas redes sociais uma declaração em tom mais moderado, na qual descreveu a ligação que fez a Caiado: “Temos diferenças de visão e estilo, que trato com franqueza. Mas temos também muitas convergências. Além disso, tenho muito respeito por sua trajetória na vida pública. A democracia exige diálogo e capacidade de reunir pessoas diferentes em torno de consensos mínimos”.
Eduardo Leite ainda pode concorrer?
Um grupo de economistas, ex-parlamentares e lideranças civis organizaria um manifesto pedindo que Eduardo Leite busque outra legenda para concorrer à Presidência da República em 2026.
O documento é coordenado pelo sociólogo Zeca Martins, do movimento “Derrubando Muros”, e tem entre seus signatários os economistas Aod Cunha, Eduardo Giannetti da Fonseca e Samuel Pessoa, o ex-ministro da Justiça Miguel Reale Jr., o ex-senador José Aníbal (PSDB-SP) e o ex-presidente do Cidadania Roberto Freire. O texto segue aberto para novas adesões.
O manifesto, intitulado “Por um Brasil possível e um presidente à altura do desafio”, parte do diagnóstico de que o país está preso a uma “polarização artificial e destrutiva” que “paralisa o país há anos”. Os signatários apontam Leite como o nome capaz de oferecer uma saída a esse impasse e o convocam formalmente a liderar esse caminho.
O gaúcho, entretanto, descarta retornar ao PSDB.
Leia também: Leite descarta retornar ao PSDB
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Leite de Erika ser candidato em SP!!!