Vorcaro avalia dar um cano na CPMI do INSS
O banqueiro tem avaliado entre pessoas próximas que, pela composição do colegiado, ele estaria mais suscetível a constrangimentos públicos
O banqueiro e ex-controlador do Banco Master, Daniel Vorcaro, avalia dar um cano na Comissão Parlamentar Mista (CPMI) do INSS e não comparecer ao depoimento que está marcado para a próxima segunda-feira, 23.
Conforme apurou O Antagonista, Vorcaro pretende escolher apenas uma comissão parlamentar para prestar esclarecimentos. Além da CPMI do INSS, Vorcaro também foi convidado a falar na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
Há um acordo entre Vorcaro e a cúpula da CPMI do INSS segundo o qual o banqueiro falaria apenas sobre supostas irregularidades nos empréstimos consignados firmados por meio do Banco Master.
Apesar disso, o banqueiro tem avaliado entre pessoas próximas que, pela composição do colegiado, ele estaria mais suscetível a constrangimentos públicos. Os membros da CPMI do INSS já deixaram claro que vão insistir em perguntas sobre as ligações do banqueiro com integrantes do Supremo, como Alexandre de Moreas e Dias Toffoli.
Apesar disso, pessoas que acompanham as tratativas com a CPMI afirmaram a este site que a “questão ainda está em aberto”.
Na CAE, como se trata de uma audiência pública, Vorcaro avalia que o constrangimento pode ser menor. Além disso, há um sentimento de que na CAE Vorcaro poderia ter um ambiente mais “civilizado” para falar, inclusive, sobre as suas relações com o Supremo Tribunal Federal (STF).
Segundo o que apurou O Antagonista, integrantes do Centrão também temem o depoimento de Vorcaro para a CPMI do INSS justamente por entender que não haverá controle sobre os questionamentos da ala bolsonarista do colegiado. Há um sentimento de que pelo menos dois partidos, PP e União Brasil, possam ser afetados no futuro com o transcorrer das investigações sobre o Master.
A avaliação no Congresso é que Vorcaro possa usar ou a CPMI do INSS ou a CAE para dar recados a políticos amigos. A pessoas próximas, o banqueiro tem reclamado de ter sido abandonado justamente no momento em que ele mais precisava de apoio. Para ele, poucos foram os ‘amigos’ que, até o momento, honraram as relações de proximidade que foram cultivadas ao longo dos últimos três anos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Denise Pereira da Silva
20.02.2026 13:58Só acredito que Vorcaro irá comparecer a qualquer uma das comissões quando isso acontecer.