A estratégia da CPMI do INSS para emparedar Toffoli e Moraes
Integrantes do colegiado acreditam que com o depoimento de Daniel Vorcaro vão conseguir ligar os pontos da relação do banqueiro com o STF
Integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretendem atuar para emparedar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli e Alexandre de Moraes.
A ideia de integrantes do colegiado – tanto da oposição quanto alguns da base de apoio ao governo Lula – é aproveitar o depoimento de Daniel Vorcaro, marcado para 26 de fevereiro, para questioná-lo sobre as relações dele tanto com Moraes quanto com Toffoli.
Vorcaro foi convocado a depor na CPMI para se explicar sobre denúncias relacionadas a um esquema de venda de crédito consignado para milhares de aposentados e pensionistas. A CPMI quer saber mais detalhes sobre em torno de 250 mil contratos suspensos pelo INSS por falta de comprovação de autoria.
Assim, a partir do depoimento de Vorcaro, alguns deputados e senadores vão aproveitar o momento para questionar a Vorcaro se ele mantém alguma relação com integrantes do STF e se isso eventualmente facilitou a formalização de contratos junto ao Poder Público.
No final do ano passado, a jornalista Malu Gaspar, de O Globo, revelou a existência de um contrato de R$ 3,6 milhões entre o Banco Master e o escritório da esposa de Moraes, Viviane Barci de Moraes. Neste ano, veio à tona informações sobre os negócios da família de Dias Toffoli com o cunhado de Vorcaro Fabiano Zettel. As empresas dos irmãos de Toffoli foram sócias de uma empresa de Zettel, que eram controladoras do Resort Tayayá, no interior do Paraná.
O Antagonista também apurou que, nesta semana, integrantes do colegiado avaliaram a possibilidade de apresentar um requerimento de quebra de sigilo bancário mirando a esposa de Moraes, Viviane, justamente para forçar Vorcaro a falar sobre suas relações com o STF. A ideia, por enquanto, não foi para a frente. Mas não está totalmente descartada. Tudo vai depender se Vorcaro irá colaborar ou não com a CPMI.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Juarez Borges
05.02.2026 18:16Tudo combinado e acertado.
Rosa
05.02.2026 12:22Falando as claras assim, já era.