Crusoé: EUA e Irã mantêm negociações após derrubada de drone iraniano
Segundo porta-voz da Casa Branca, CENTCOM agiu para proteger tropas e equipamentos
A porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou nesta terça-feira, 3, que as negociações entre os Estados Unidos e o Irã “permanecem agendadas” para esta semana.
A declaração foi feita no mesmo dia em que um caça americano abateu um drone iraniano que se aproximava do porta-aviões USS Abraham Lincoln no Mar Arábico.
Segundo Karoline, o enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, “tem agendadas conversas com os iranianos ainda esta semana, e essas reuniões continuam confirmadas por enquanto “. “Esta manhã conversei com pessoas no Pentágono que confirmaram que o CENTCOM agiu de forma apropriada e conforme necessário para proteger nosso pessoal e equipamento na região”, afirmou a porta-voz.
Drone abatido
De acordo com o Comando Central (CentCom), a ação ocorreu a aproximadamente 800 quilômetros da costa sul do Irã. Um drone Shahed – 139 se aproximou do navio americano de forma “agressiva” e com “intenções obscuras”.
O equipamento foi abatido por um F-35C do próprio porta-aviões, sem registro de feridos ou danos materiais entre as forças americanas.
O assédio e as ameaças contínuas do Irã em águas e espaço aéreo internacionais não serão tolerados”, afirmou o CentCom.
“A agressão desnecessária do Irã perto das forças americanas, de parceiros regionais e de embarcações comerciais aumenta os riscos de colisão, erros de cálculo e desestabilização regional”, acrescentou.
O porta-voz do Comando Central, capitão de mar e guerra Tim Hawkins, afirmou que a derrubada do drone iraniano foi um ato de autodefesa, com o objetivo de salvaguardar tanto o porta-aviões quanto sua tripulação.
Horas depois, a Guarda Revolucionária Islâmica do Irã teria hostilizado um navio mercante de bandeira e tripulação americanas, o Stena Imperative, enquanto navegava pelo Estreito de Ormuz.
De acordo com o CentCom, duas embarcações iranianas e um drone do modelo Mohajer aproximaram-se do petroleiro em alta velocidade e ameaçaram assumir o controle da embarcação.
Tensão
Os incidentes ocorrem após a violenta repressão do regime iraniano aos protestos realizados contra a ditadura teocrática do aiatolá Ali Khamenei.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que, com navios…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Leia mais: EUA abatem drone iraniano perto de porta-aviões americano
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)