Crusoé: Explicações de Pochmann já estão no 6º capítulo
Presidente do IBGE se defende nas redes há cinco dias, desde a saída de três servidores da divisão responsável pelos cálculos do PIB
A série de postagens intitulada “Repondo a verdade” do presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Marcio Pochmann (foto), chegou ao seu sexto capítulo nesta segunda-feira, 2.
Pressionado pela saída de três servidores da divisão responsável pelos cálculos do PIB, no desenlace mais recente da crise instalada no instituto desde que Pochmann chegou, o presidente do IBGE vem tentando convencer todo mundo de que está tudo bem.
“Inconformados com o recente crescimento do IBGE, revelador da grandeza e qualidade da produção estatística e geocientífica brasileira, buscam se contrapor com mensagens falsas”, diz Pochmann em sua postagem mais recente no X.
Leia também: Foi Pochmann que lançou “escuridão” sobre estatísticas oficiais
Ampliação da credibilidade?
Segundo ele, “um exemplo da ampliação atual da credibilidade do IBGE provém da retomada – em grande estilo – da presença do IBGE no exterior, após o período de insulamento interno e esvaziamento da participação em fóruns internacionais”.
No quinto capítulo de sua defesa, Pochmann disse que “o encademamento de mentiras sucessivas por algumas fontes desconhece a raiz dos conflitos de interesses contrariados, acessos externos incovenientes, para não dizer ilegais, frente a inflexão promovida pela nova gestão em defesa da garantia do sigilo e da profissionalização estatística e geocientifica na maior intituição de estatística e geocientífica do país”.
Funcionários do IBGE suspeitam que a exoneração de Rebeca Palis, uma das três servidoras a deixar a divisão responsável pelos cálculos do PIB, tenha ocorrido em represália aos gerentes e coordenadores que assinaram uma carta de repúdio a ações da gestão de Pochmann.
“Marcha da digitalização”
Em maio de 2025, um grupo de…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)