Pochmann reage a notícias sobre crise no IBGE: “Vai muito bem”
Três servidores da divisão responsável pelos cálculos do PIB pediram desligamento de seus cargos após o afastamento da coordenadora das Contas Nacionais, Rebeca Palis
O presidente do IBGE, Marcio Pochmann (foto), reagiu nesta quinta-feira, 29, a notícias sobre o novo capítulo da crise entre ele e os servidores do instituto.
“Repondo a verdade.
Diferente de várias fontes, a maior instituição pública de pesquisa do Brasil vai muito bem.
No triênio de 2023/2025, por exemplo, o IBGE bateu o recorde na produção e divulgação do conjunto de pesquisas e estudos tornado público no Brasil.
Comparado ao triênio de 2017/2019, o conjunto da produção do IBGE no período de 2023/2025 produzida e tornada pública cresceu 46,1%. Ou seja, foram um todo de 88 estudos e pesquisas geradas pelo conjunto dos ibgeanos a mais entregues à sociedade brasileira na atualidade.
Isso sem mencionar o novo ciclo de produção do conhecimento como mapas e grandes operações estatísticas que estavam paradas, como a Pesquisa de Orçamento Familiar e a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde.
Além disso, as operações estatísticas em preparação neste ano, como a Pesquisa Nacional de Saúde, a Pesquisa de Inovação e os três censos. O 12° Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola e os dois inéditos em 90 anos do IBGE: Censo da População em Situação de Rua e o Censo dos Brasileiros no Exterior.
Parabéns aos ibgeanos que seguem mantendo ativa e altiva a missão institucional: ‘Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania'”, escreveu Pochmann no X.
Desligamento de servidores do IBGE
Pelo menos três servidores da divisão responsável pelos cálculos do PIB pediram desligamento de seus cargos, faltando pouco mais de um mês para a divulgação do Produto Interno Bruto de 2025.
Cristiano Martins, gerente de Bens e Serviços do IBGE, Claudia Dionísio, gerente das Contas Nacionais Trimestrais, e Amanda Tavares, gerente substituta da área, entregaram seus cargos em solidariedade à coordenadora das Contas Nacionais, Rebeca Palis, afastada pela direção do IBGE.
Servidores concursados, os recém-desligados continuam trabalhando no instituto e na área das Contas Nacionais.
Segundo O Globo, funcionários do IBGE suspeitam que a exoneração de Rebeca Palis tenha ocorrido em represália aos gerentes e coordenadores que assinaram uma carta de repúdio a ações da gestão de Pochmann.
A data prevista para a divulgação do PIB de 2025 é 3 de março de 2026.
Leia também: Técnicos do IBGE repudiam mapa invertido de Pochmann
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Emerson
29.01.2026 15:12Apresentar um mapa de ponta-cabeça não é normal .