Trump quer criar ‘nova ONU’ sob controle dos EUA, diz Lula
Petista se refere ao recém-criado Conselho da Paz, iniciativa americana voltada à reconstrução da Faixa de Gaza
Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira, 23, que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenta criar uma “nova” Organização das Nações Unidas (ONU) sob seu controle. O petista se refere ao recém-criado Conselho da Paz, iniciativa americana voltada à reconstrução da Faixa de Gaza.
Durante discurso em evento do MST, em Salvador, Lula disse que o multilateralismo está sendo substituído pela “lei do mais forte” e voltou a defender uma reforma da ONU, com ampliação da representatividade no Conselho de Segurança.
“O multilateralismo está sendo jogado fora pelo unilateralismo, ou seja, está prevalecendo a lei do mais forte. A carta da ONU está sendo rasgada. E, em vez de a gente corrigir a ONU — o que a gente reivindica desde que eu fui presidente em 2003: a reforma (do Conselho de Segurança da ONU), com a entrada de novos países, com a entrada de México, do Brasil, de países africanos —, o que está acontecendo? O presidente Trump está fazendo uma proposta de criar uma ‘nova ONU’, e ele, sozinho, é o dono da ONU.”
Ainda durante o evento do MST, Lula falou sobre o cenário eleitoral e disse estar disposto a enfrentar qualquer adversário.
“Se preparem porque nós queremos ser tetra e vamos disputar as eleições. Não sei com quem, vai ter um tal de março, ou abril, em que os fascistas vão fazer convenção, todo mundo vai escolher o candidato. O que posso dizer é o seguinte: venha quem vier.”
Conselho da Paz
Lula e outros líderes internacionais foram convidados a integrar o conselho criado por Trump.
Segundo a Casa Branca, mais de 20 países já sinalizaram adesão à iniciativa, que poderá atuar não apenas em Gaza, mas também em outros conflitos internacionais.
O Brasil, porém, ainda não respondeu ao convite.
De acordo com informações obtidas pela agência Reuters, Trump teria mandato vitalício como presidente do conselho, e países interessados em assentos permanentes precisariam pagar US$ 1 bilhão, valor que seria administrado pelo próprio líder americano.
ONU
Ao falar sobre seus esforços para acabar com conflitos no mundo, Trump admitiu na última quinta nunca ter coordenado ações com a ONU.
Segundo o presidente americano, a organização não conseguiu corresponder ao seu “potencial enorme”.
Mesmo assim, ele disse acreditar que o Conselho de Paz e a ONU podem criar uma paz duradoura no mundo.
“Sempre disse que as Nações Unidas têm um potencial enorme, que não foi aproveitado, mas existe um potencial enorme nas Nações Unidas. E há pessoas excelentes nas Nações Unidas, mas, até agora, isso não aconteceu. Sabe, das oito guerras que encerrei, nunca falei com as Nações Unidas sobre nenhuma delas. E você pensaria que eu deveria ter falado. Você pensaria que eles poderiam ter resolvido essas oito guerras, mas não conseguiram. E eles tentaram, eu acho, e alguns deles, mas não se esforçaram o suficiente. Mas existe um potencial enorme nas Nações Unidas e acho que a combinação do Conselho de Paz com o tipo de pessoas que temos aqui, juntamente com as Nações Unidas, pode ser algo muito, muito singular para o mundo. Para o mundo, isso não é só para os Estados Unidos, é para o mundo.”
Leia também: Enviado de Trump anuncia segunda fase do acordo de paz para Gaza
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Marian
24.01.2026 10:46Os EUA são os maiores contribuintes. Então podem sim, mandar no pedaço.
Claudemir Silvestre
24.01.2026 09:26Bom … oque a ONU tem resolvido de conflitos no mundo nos últimos 40 anos ?? Porque mesmo a Ucrania foi e continua invadida pela Russia, guerras no Oriente Médio, etc . Oque LULA fez para defender na pratica estes países agredidos ?? Só sabe defender amiguinho DITADOR por pura ideologia de esquerda !!