Groenlândia não é “parte natural” da Dinamarca, diz Lavrov
O ministro das Relações Exteriores da Rússia negou que Moscou tivesse interesse em interferir no território autônomo da Dinamarca, como alega Trump
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov (foto), afirmou nesta terça-feira, 20, que a Groenlândia não é “parte natural” da Dinamarca.
Em entrevista coletiva, Lavrov negou que Moscou tivesse interesse em interferir no território autônomo da Dinamarca, como alega o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
“Em princípio, a Groenlândia não é parte integrante da Dinamarca, certo?”, disse o chanceler russo.
“Não era parte integrante da Noruega nem da Dinamarca. Foi uma conquista colonial. O fato de os habitantes estarem agora habituados e se sentirem confortáveis é outra questão”, acrescentou.
A satisfação russa com Trump
A Rússia observa com satisfação a tentativa de Trump de anexar a Groenlândia, embora a alteração geopolítica possa influenciar na segurança de Moscou.
Kirill Dmitriev, enviado especial de Putin, celebrou o “colapso da união transatlântica”.
Aliado de Putin, o ex-presidente russo Dmitry Medvedev debochou da Europa.
“Tornar a América Grande Novamente (MAGA) = Tornar a Dinamarca Pequena Novamente (MDSA) = Tornar a Europa Pobre Novamente (MEPA). Entenderam essa ideia finalmente?”, escreveu no X.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse na segunda, 19, que Trump entraria para a história dos Estados Unidos e do mundo se assumisse o controle da Groenlândia.
“Há especialistas internacionais que acreditam que, ao resolver a questão da anexação da Groenlândia, Trump certamente entrará para a história. E não apenas na história dos Estados Unidos, mas também na história mundial.”
Trump promete não recuar sobre a Groenlândia
Ao relatar uma “ótima conversa telefônica” com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, o presidente americano, Donald Trump, afirmou nesta terça, 20, que não irá recuar da intenção de assumir o controle da Groenlândia.
“Tive uma ótima conversa telefônica com Mark Rutte, Secretário-Geral da OTAN, sobre a Groenlândia. Concordei com uma reunião das diversas partes em Davos, na Suíça. Como deixei bem claro para todos, a Groenlândia é imprescindível para a segurança nacional e mundial. Não há como voltar atrás — nisso, todos concordam! Os Estados Unidos da América são, de longe, o país mais poderoso do planeta. Grande parte disso se deve à reconstrução de nossas Forças Armadas durante meu primeiro mandato, reconstrução essa que continua em ritmo ainda mais acelerado. Somos a única POTÊNCIA capaz de garantir a PAZ no mundo todo — e isso se faz, simplesmente, através da FORÇA! PRESIDENTE DONALD J. TRUMP”, escreveu o republicano na rede Truth Social.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)