Boric decreta estado de catástrofe por incêndios no Chile
Chamas já forçaram retirada de 20 mil pessoas
O presidente do Chile, Gabriel Boric, anunciou na madrugada deste domingo, 18, a declaração de estado de catástrofe nas regiões de Ñuble e Biobío devido a incêndios florestais de grande magnitude.
Em publicação no X, Boric afirmou que “diante dos graves incêndios em andamento, decidi declarar estado de catástrofe nas regiões de Ñuble e Biobío. Todos os recursos estão disponíveis”.
Os incêndios já forçaram a retirada de cerca de 20 mil pessoas.
Segundo Alicia Cebrián, diretora do Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres (Senapred), “a zona de Penco e todo o setor de Lirquén é a mais crítica e onde foram realizadas mais evacuações”.
As chamas se aproximaram de regiões densamente habitadas.
Em Penco e Lirquén, municípios da província de Biobío com cerca de 60 mil habitantes, foram registradas imagens de carros queimados nas ruas e incêndios próximos a residências.
Veja imagens abaixo:
Resposta emergencial
A declaração de estado de catástrofe libera todos os recursos do governo para enfrentar a emergência e apoiar as comunidades afetadas.
Nos últimos anos, incêndios florestais têm afetado duramente o Chile, especialmente na região centro-sul.
Em 2 de fevereiro de 2024, incêndios simultâneos nos arredores de Viña del Mar provocaram 138 mortes e afetaram 16 mil pessoas, segundo dados oficiais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Estranho que não tem outra mídia falando sobre esse desastre. Que triste. O Chile é muito bonito.