EUA interceptam terceiro petroleiro perto da costa da Venezuela
Ação ocorre dias após Trump anunciar bloqueio “total e completo” de todos os “petroleiros sancionados” que entram e saem do país latino americano
Os Estados Unidos interceptaram neste domingo, 21, um terceiro petroleiro perto da costa da Venezuela. Autoridades americanas confirmaram à Reuters a perseguição e a interceptação da embarcação na região.
A nova ação ocorreu após a divulgação de imagens que mostraram a apreensão de um petroleiro perto da costa venezuelana, em operação confirmada pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA.
Na semana passada, Washington já havia apreendido o Skipper, primeiro navio sancionado interceptado nessa ofensiva, também em águas próximas à Venezuela.
Segundo a Bloomberg, a Guarda Costeira dos Estados Unidos apreendeu neste domingo o petroleiro Bella 1, de bandeira panamenha e sob sanções americanas, que seguia em direção à Venezuela para carregar petróleo.
A interceptação ocorreu um dia após a abordagem do superpetroleiro Centuries e se insere no bloqueio anunciado pelo presidente Donald Trump contra navios sancionados que entram e saem do país sul-americano.
Bloqueio total
Na última terça-feira, 16, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o bloqueio “total e completo” de todos os “petroleiros sancionados” que entram e saem da Venezuela.
Segundo o presidente americano, o regime “ilegítimo” do ditador Nicolás Maduro usa o petróleo para “financiar a si mesmo, o narcotráfico, o tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros”.
Trump acrescentou dizendo que a Venezuela está “completamente cercada pela maior armada já reunida na história da América do Sul”.
“A Venezuela está completamente cercada pela maior armada já reunida na história da América do Sul. Ela só vai crescer, e o choque para eles será como nunca viram antes, até que devolvam aos Estados Unidos todo o petróleo, terras e outros bens que nos roubaram.O regime ilegítimo de Maduro está usando o petróleo desses campos roubados para financiar a si mesmo, o narcotráfico, o tráfico de pessoas, assassinatos e sequestros. Pelo roubo de nossos bens e por muitos outros motivos, incluindo terrorismo, tráfico de drogas e tráfico de pessoas, o regime venezuelano foi designado como uma ORGANIZAÇÃO TERRORISTA ESTRANGEIRA”, escreveu.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)