Moraes autoriza deputado a inspecionar cela de Bolsonaro
Decisão proíbe uso de celulares, fotos ou gravações durante inspeção
O ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal, autorizou que o deputado Paulo Bilynskyj (PL-SP) ou outro integrante da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara inspecione a cela do ex-presidente Jair Bolsonaro na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
A visita foi marcada para a próxima quinta-feira, 11, entre 9h e 11h, e deverá ocorrer de forma individual.
A decisão impede o uso de celulares, fotos ou gravações durante a inspeção.
De acordo com as normas da PF, Bolsonaro só pode receber visitas às terças e quintas-feiras, no mesmo horário. Cada encontro dura até 30 minutos e há limite de dois visitantes por dia, que entram separadamente.
O pedido foi apresentado por Bilynskyj na sexta-feira, 5, e encaminhado ao presidente do STF, Edson Fachin.
O deputado afirmou que a comissão aprovou uma “comitiva parlamentar de urgência” para avaliar as instalações onde o ex-presidente está preso.
A autorização de Moraes, porém, restringiu a presença a apenas um parlamentar.
Caso Bilynskyj confirme presença, será a primeira visita de alguém de fora da família desde a prisão de Bolsonaro. Até agora, ele recebeu apenas advogados, Michelle Bolsonaro e os filhos Flávio, Carlos, Jair Renan e Laura.
Profissionais de saúde e defesa já registrados no processo continuam liberados para acessar o local sem autorização prévia do Supremo.
Cumprimento da pena
Bolsonaro cumpre pena de 27 anos e 3 meses por tentativa de golpe de Estado, após decisão tomada por Moraes em 25 de novembro.
A ordem marcou o início do cumprimento das condenações do chamado núcleo 1, sentenciado pela Primeira Turma do STF em setembro.
Como o ex-presidente foi preso preventivamente, após tentar abrir a sua tornozeleira eletrônica e suspeito de ser beneficiado com um suposto plano de fuga orquestrado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Moraes entendeu que o melhor lugar para o início cumprimento de sentença era justamente a cela destinada a ele na Polícia Federal.
O ex-presidente está em uma sala com ar-condicionado, televisão, armários e frigobar.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Fabio B
06.12.2025 18:45A "cela" dele é maior e mais confortável que meu apê.