Um título de “doutor honoris petróleo” para Lula
Petista disse que deveria "ganhar um salário de petroleiro" por seu histórico na Petrobras
Lula (PT) afirmou nesta terça-feira, 2, ser “possivelmente o presidente que mais visitou obras” da Petrobras e “o que mais vestiu” a camisa da estatal.
Durante cerimônia de ampliação da capacidade operacional da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, o petista disse que já deveria “ganhar um salário de petroleiro” ou receber um “título de doutor honoris petróleo”.
“Com muito orgulho, Magda [Chambriard], muito orgulho. Eu sou possivelmente o presidente que mais visitei obras da Petrobras. Sou o presidente que mais vesti camisa da Petrobras. Já deveria ganhar um salário de petroleiro que eu não ganho. Já deveria. Ou um título de ‘doutor honoris petróleo’ que eu não tenho. Mas eu faço isso porque é preciso que o povo brasileiro aprenda o significado dessa empresa. Tem dois presidentes que gostaram dessa empresa de verdade. O Getúlio [Vargas] que a criou em 53 e eu que a ressuscitei em 2023…”
Petrolão
Lula, contudo, não comentou sobre o Petrolão, o esquema de corrupção revelado pela Operação Lava Jato, em 2014.
O esquema envolvia diretores da Petrobras, grandes empreiteiras e políticos.
Empresas como Odebrecht, OAS e Andrade Gutierrez combinavam licitações e superfaturavam obras da estatal.
Os valores eram divididos em propinas: parte era destinada a diretores da Petrobras e outra parte para financiar partidos e campanhas eleitorais, principalmente do PT, PMDB e PP, segundo delatores e investigações.
Há consenso de que a Petrobras perdeu bilhões de reais, entre desvios e superfaturamentos, e prejuízos mais amplos, que podem chegar a dezenas de bilhões.
Anulação
Anos depois, Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as condenações envolvendo Lula e parte das decisões da 13ª Vara Federal de Curitiba.
A Corte decidiu que a Lava Jato de Curitiba não tinha jurisdição para julgar Lula, porque os fatos atribuídos a ele não tinham ligação direta com contratos da Petrobras no Paraná.
Além disso, considerou que o então juiz Sergio Moro agiu com parcialidade.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Carlos Renato Cardoso Da Costa
03.12.2025 11:36Abreu e Lima ainda? Nossa senhora, que país podre!
Claudemir Silvestre
02.12.2025 22:29Lula … Doutor Honoris Petróleo ??? Aquele que chefiou uma Organização Criminosa para ROUBAR a Petrobras !! É serio isso ai !!??