Crusoé: Tarcísio e Haddad disputam protagonismo de mais uma megaoperação
Alvo da vez é a Operação Poço de Lobato, deflagrada para combater um esquema de sonegação e fraude fiscal envolvendo o Grupo Fit
Assim como fizeram com a Operação Carbono Oculto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deram início à disputa pelo protagonismo da megaoperação Poço de Lobato, deflagrada nesta quinta-feira, 27, para combater um esquema de sonegação e fraude fiscal envolvendo o Grupo Refit, dono da antiga refinaria de Manguinhos.
Em entrevista coletiva, Haddad disse que o crime organizado está promovendo uma “triangulação internacional gravíssima” ao remeter recursos a empresas abertas nos Estados Unidos para lavar dinheiro.
“Eu, inclusive, junto ao ministro [Ricardo] Lewandowski fizemos chegar ao presidente Lula a necessidade de nas negociações com os Estados Unidos pautar o combate ao crime organizado, porque eles estão utilizando o estado de Delaware, que é um paraíso fiscal nos Estados Unidos, para montar operações lá de evasão de divisa e lavagem de dinheiro.
Então, são abertas empresas lá, são dezenas de empresas e fundos que estão sendo abertos fora do Brasil. E o esquema é: você faz um empréstimo para esses fundos, um empréstimo que a suspeita da receita de que jamais serão pagos e voltam na forma de aplicação ‘lícita’ em atividades econômicas no Brasil, mas o dinheiro que vai para lá não é um dinheiro lícito. Então, uma operação de triangulação internacional gravíssima.”
Tarcísio também se manifestou sobre a operação:
“A operação Poço de Lobato é parte de uma estratégia ampla para combater quem rouba dinheiro do estado, quem tira do contribuinte, do cidadão honesto, o que é seu por direito. Se ela existe hoje, é porque não recuamos e estamos trabalhando com inteligência e coragem para desarticular uma fraude que já deu 10 bilhões em prejuízos para o Estado. Em São Paulo, organização criminosa tributária não terá vida fácil. Aqui, quem deve, paga. Quem frauda, responde. Não vamos parar”, escreveu o governador no X.
De olho em 2026, o governador de São Paulo também convocou uma entrevista coletiva para falar sobre a megaoperação Poço de Lobato.
Poço de Lobato
O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos de São Paulo (CIRA/SP) deflagrou nesta quinta-feira, 27, uma megaoperação para combater um esquema de sonegação e fraude fiscal envolvendo o Grupo Refit, dono da antiga refinaria de Manguinhos.
Batizada de Poço de Lobato, a ação conta com a colaboração da Receita Federal, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, da Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo e das polícias Civil e Militar.
Mais de 600 agentes cumprem mandados de busca e apreensão em cinco estados –São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Maranhão– e no Distrito Federal contra 190 alvos ligados ao Grupo Fit, do empresário Ricardo Magro.
Magro é considerado o maior devedor de ICMS do estado de São Paulo…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Claudemir Silvestre
27.11.2025 14:47Chega a ser cômico essa gente do PT !! Em mais de 20 anos NUNCA fizeram NADA pela Segurança Pública, agira que o Tarcisio esta indo ora cima da bandidagem, eles querem pegar carona no sucesso da policia no Estado de São Paulo !!
João Carlos Pereira
27.11.2025 12:09Tarcisio e Zema a chapa ideal para disputa presidencial. Trabalho de Graça.