Lula sobre Merz: “Problema de experiência política”
Segundo o presidente brasileiro, o chanceler alemão "veio para o Brasil, mas a cabeça dele ficou em Berlim"
O presidente Lula deu detalhes sobre sua conversa com o chanceler alemão Friedrich Merz (foto) durante a Cúpula do G20 em Joanesburgo, na África do Sul.
Ao responder a perguntas de jornalistas neste domingo, 23, o petista contou sobre o que teria falado com Merz em uma reunião bilateral.
“Eu apenas contei uma história para o primeiro-ministro alemão. Eu disse para ele que a nossa cabeça pensa onde os nossos pés pisam“, afirmou Lula.
“Como possivelmente ele não tenha saído à noite. Não tenha comido a maniçoba. Não tenha comido um filhote e não tenha dançado um carimbó, ele veio para o Brasil mas a cabeça dele ficou em Berlim“, disse.
“Então ele não conseguiu conhecer Belém. Eu disse isso para ele. E eu disse para ele que, quando eu vou para Berlim, embora eu goste muito do Brasil, quando eu chego na Alemanha eu como chucrute, como joelho de porco. Como linguiça e salsicha nas carrocinhas. Eu não vou viajar para outro país para ficar querendo comer feijoada“, afirmou Lula.
“Acho que é um problema de experiência política. Na próxima vez que ele viajar ao Brasil, acho que ele vai aprender a gostar do Brasil.”
COP30
Após passar 20 horas em Belém para participar da Conferência das Partes da ONU para o Clima, a COP30, o chanceler alemão falou com jornalistas de seu país.
“Senhoras e senhores, nós vivemos em um dos países mais bonitos do mundo. Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem de vocês gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, na noite de sexta para sábado, especialmente daquele lugar onde estávamos“, disse Merz.
Sem desculpas
Na quarta, 19, o porta-voz do governo alemão, Stefan Kornelius, afirmou que Merz não irá se desculpar pela declaração sobre Belém.
Kornelius destacou que a fala de Merz foi tirada de contexto e “dizia essencialmente respeito ao desejo da delegação de voltar para casa após um voo noturno muito cansativo e um longo dia em Belém.”
“O Brasil certamente também está entre os países mais bonitos do mundo. Mas, o fato de o chanceler alemão estar fazendo uma pequena distinção aqui, não me parece algo condenável”, disse o porta-voz.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Maglu Oliveira
23.11.2025 20:26Lula, meu véi, Merz entrou com 18 anos no CDU em 1972 e até 1980 ele foi o presidente da ala jovem do partido. Com raríssima excessão fora da política ele trabalhou em seu escritório de advocacia uns 2 anos, ele sempre foi político em altíssimos postos como no Parlamento Europeu de 1989 a 1994. Mas uma coisa tenho que concordar com vc, nem ele nem nenhum outro político do nível dele sabem discutir política em mesa de boteco, nisso ele perde pra vc. Mas veja onde a Alemanha está e onde o Brasil está... empacado. Aos 70 anos, pai de 3 filhos e avô de 7 netos, ele se dá o direito de dizer o que pensa com palavras claras. Ele é conhecido por usar a chamada "linguagem fácil". **** De acordo com a IA: "A linguagem fácil é uma forma simplificada da língua alemã cotidiana, escrita com regras claras para aumentar a compreensibilidade. Ela é destinada principalmente a pessoas com dificuldades de aprendizagem, mas também a pessoas com poucos conhecimentos de alemão, dificuldades de leitura e ortografia ou idosos. Características importantes são frases curtas, palavras simples, uma estrutura clara e, muitas vezes, imagens complementares." Por isso, quando ele diz "ficamos felizes de sair daquele lugar", ele não insultou ninguém, mas não deixou margem a dúvidas. Direto na mosca! Até vc entendeu, não foi?