Lula enfim se manifesta sobre a megaoperação no Rio
Após silêncio, petista defendeu "trabalho coordenado" contra o crime organizado, mas sem colocar a vida de policiais e civis em risco
Após mais de vinte e quatro horas de silêncio, o presidente Lula (PT) se prounciou nesta quarta-feira, 29, sobre a megaoperação realizada pelas polícias Militar e Civil contra o Comando Vermelho (CV) nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro.
Em publicação no X, o petista defendeu um “trabalho coordenado” capaz de “atingir a espinha dorsal” do tráfico de drogas, sem colocar em risco a vida de policiais e civis.
“Me reuni hoje pela manhã com ministros do meu governo e determinei ao ministro da Justiça e ao diretor-geral da Polícia Federal que fossem ao Rio para encontro com o governador.
Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias, oprimindo moradores e espalhando drogas e violência pelas cidades. Precisamos de um trabalho coordenado que atinja a espinha dorsal do tráfico sem colocar policiais, crianças e famílias inocentes em risco.
Foi exatamente o que fizemos em agosto na maior operação contra o crime organizado da história do país, que chegou ao coração financeiro de uma grande quadrilha envolvida em venda de drogas, adulteração de combustível e lavagem de dinheiro.“
Lula acrescentou: “Com a aprovação da PEC da Segurança, que encaminhamos ao Congresso Nacional, vamos garantir que as diferentes forças policiais atuem de maneira conjunta no enfrentamento às facções criminosas.”
A operação resultou na morte de 119 pessoas, entre elas quatro policiais.
Escritório de Combate ao Crime Organizado
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, e o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciaram nesta quarta-feira, 29, a criação do Escritório de Combate ao Crime Organizado, que reunirá autoridades dos governos estadual e federal.
O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa, após reunião entre as autoridades no Palácio Guanabara, no Rio.
O grupo será comandado pelo secretário de Segurança Pública, Victor Santos, e pelo secretário nacional de Segurança Pública Mário, Luiz Sarrubbo.
Durante a coletiva, Lewandowski colocou à disposição do estado profissionais especializados.
“Colocamos à disposição do governador e das autoridades de segurança peritos criminais que podem ser mobilizados pela Força Nacional e também de outros estados. Médicos legistas, odontólogos, peritos. Também temos bancos de dados no que diz respeito a DNA, balística, tudo isso estamos colocando à disposição do governador”, afirmou.
“Estamos enfrentando um problema muito sério, não só aqui no Rio de Janeiro, mas que se espalha por todo o país. Por isso, vamos reunir todos os nossos esforços, investir recursos materiais e humanos para enfrentá-lo da forma mais coordenada possível. Claro que essas forças-tarefa, esses escritórios, surgem por um tempo, são emergenciais. Mas, tendo em vista o empenho de todos nós, teremos em breve bons resultados”, acrescentou.
Leia também: Após reunião com Lewandowski, Castro anuncia ‘escritório’ contra o crime organizado
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Almir Polycarpo
30.10.2025 17:56É muita desonestidade intelectual. Ação na Faria Lima não encontra resistência com fuzis. É na favela que os fuzis comprados com a lavagem de dinheiro da Faria Lima enfrentam as forças policiais. Sugiro que ele e seu ministro da justiça entre no morro para negociar a trégua com o crime organizado, recolhendo todo o armamento e levando para a cadeia os criminosos. Neste formato não existe risco de atingir mulheres e crianças indefesas.
Marcia Elizabeth Brunetti
30.10.2025 08:55Essa fala foi meramente eleitoreira. Lula só falou isso para recuperar seus eleitores . O divertido é que antes desse discurso os esquerdalhas estavam defendendo os traficantes. Agora vão ter que voltar atrás. Só queria saber o que Reinaldo Azevedo está defendendo agora.
Osmair Mendonça
29.10.2025 23:27Isso é conversa pra jumento dormir.
F-35- Hellfire
29.10.2025 22:21Mais uma narrativa hipócrita do Sr. Lulé da Silva. Lula apoia as esquerdas, o narcotraficante Nicolás Maduro, os consumidores iranianos de drogas, chefiados por Ali Kamenei, para seus terroristas do Hezbolah, do Hamas, dos Houtis, etc...
Eliane ☆
29.10.2025 21:48Essa manifestação foi "elaborada, escrita" pelo Sidônio, certamente com ajuste aqui outro ali.
Angelo Sanchez
29.10.2025 21:20O “descondenado” tem que sentar na mesa e fazer as pazes com a bandidagem, cedendo os territórios dominados pelo tráfico. Quem sabe tudo se resolve.