Rio retorna ao Estágio 1 de segurança: “normalidade”
Prefeitura confirma liberação total das vias e serviços no início da manhã
O município do Rio de Janeiro voltou ao Estágio 1 às 6h desta quarta-feira, 29 de outubro, após cerca de 16 horas sob alerta.
A mudança foi confirmada pelo Centro de Operações e Resiliência (COR) assim que todas as vias interditadas durante a retaliação do Comando Vermelho foram liberadas.
A última via a ser desobstruída foi a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, às 2h45 da madrugada. Com isso, o trânsito foi restabelecido em toda a cidade.
O Estágio 1 é o nível mais baixo da escala operacional usada pela prefeitura.
Ele indica situação de normalidade, quando não há ocorrências relevantes que impactem o funcionamento da cidade. Nesse estágio, podem ocorrer pequenos incidentes, mas sem prejuízo à rotina da população.
O sistema do COR tem cinco níveis, de 1 a 5, em uma escala que vai da normalidade ao risco máximo. O Estágio 2, que havia sido acionado na terça-feira, representa risco de eventos com alto impacto e mobiliza equipes de prontidão.
A cidade entrou no Estágio 2 às 13h48 de terça, após a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão. A ação, considerada a maior já feita no estado, provocou reação do crime organizado, que bloqueou vias e incendiou veículos.
Segundo a Secretaria de Ordem Pública, foram 71 ônibus tomados e 204 linhas de transporte afetadas. As principais vias bloqueadas foram a Avenida Brasil, as linhas Amarela e Vermelha e as rodovias BR-101 e BR-040.
Durante a madrugada, as equipes municipais trabalharam na limpeza e liberação das pistas. Por volta das 6h, todos os modais de transporte voltaram a operar normalmente.
O prefeito Eduardo Paes afirmou que a cidade “está fluindo com normalidade” e elogiou o trabalho conjunto das secretarias e das forças de segurança.
O COR informou que continua monitorando as condições de mobilidade e que o sistema de estágios será atualizado caso ocorram novas alterações. A prefeitura mantém equipes de plantão para responder rapidamente a qualquer intercorrência.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)