Crusoé: “Nem um passo para trás”, diz Petro após sanções dos EUA
Presidente colombiano diz combater o narcotráfico, mas pesquisa indica aumento na produção de cocaína
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro (foto), reagiu após ser alvo de sanções impostas pelos Estados Unidos por envolvimento no comércio “global de drogas ilícitas”.
Em postagem no X, Petro culpou o senador Bernie Moreno pela articulação junto ao governo Trump e prometeu não recuar.
“De fato, a ameaça de Bernie Moreno foi cumprida; minha esposa, meus filhos e eu entramos na lista do OFAC. Meu advogado de defesa será Dany Kovalik, dos EUA. O combate efetivo ao narcotráfico há décadas me traz esta medida do governo da sociedade que tanto ajudamos a acabar com o uso de cocaína. Um grande paradoxo, mas nem um passo para trás e nunca de joelhos”, afirmou.
Além de Petro, a primeira-dama Verónica del Socorro Alcocer Garcia, o filho mais velho, Nicolas Petro, e o ministro do Interior, Armando Benedetti foram alvos das sanções.
Aumento na produção
A narrativa de Petro de combate ao narcotráfico contrasta com pesquisas oficiais.
Dados do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) revelam que o cultivo de coca na Colômbia aumentou 10% em 2023, justamente o ano em que o colombiano assumiu o governo.
O crescimento representou um aumento potencial de 53% na produção de cocaína em relação a 2022.
“Em contraste com os aumentos em 2021 e 2022, que se concentraram fortemente no departamento de Putomayo, o crescimento em 2023 foi mais amplamente distribuído, com o cultivo aumentando em 16 dos 19 departamentos produtores de coca. Os departamentos de Cauca e Nariño respondem por 50% da expansão das áreas cultivadas em comparação com 2022.”
A pesquisa da ONU apontou que os grupos criminosos continuam fortemente envolvidos no mercado da cocaína.
“Exportador mundial de cocaína”
A nota do Departamento Tesouro classifica a Colômbia como “maior produtor e exportador mundial” de cocaína.
Segundo o governo dos EUA, a droga é comprada por cartéis mexicanos, que a contrabandeiam pela fronteira sul dos EUA.
“É uma substância controlada…
Siga a leitura em Crusoé. Assine e apoie o jornalismo independente.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marian
24.10.2025 17:53Não adianta querer escalar o conflito para ter narrativa. Até porque passou vergonha há pouco tempo, ao receber os repatriados sorrindo rs