Israel identifica corpos de reféns devolvidos pelo Hamas
As famílias de Ronen Engel, 54, e do tailandês Sonthaya Oakkharasr, 30, foram notificadas na manhã deste domingo
As famílias dos reféns mortos Ronen Engel, 54, e do tailandês Sonthaya Oakkharasr, 30, foram notificadas na manhã deste domingo, 19, de que os corpos foram devolvidos a Israel pelo Hamas na noite anterior e identificados por especialistas, informaram as Forças de Defesa de Israel (FDI
Engel foi assassinado em 7 de outubro de 2023 no Kibutz Nir Oz, e seus restos mortais foram levados como reféns. Sua esposa, Karina, e as filhas, Mika e Yuval, foram sequestradas vivas, mas libertadas no mês seguinte.
Oakkharasr, trabalhador agrícola, foi morto no Kibutz Be’eri na mesma data, e seu corpo permaneceu retido em Gaza.
Os caixões com os restos mortais de Engel e Oakkharasr foram recolhidos pela Cruz Vermelha na Faixa de Gaza e entregues às FDI. Eles foram inspecionados pelo Exército, cobertos com bandeiras israelenses e homenageados em uma breve cerimônia conduzida por um rabino militar antes de serem levados ao Instituto Forense Abu Kabir, em Tel Aviv, para identificação e investigação da causa da morte.
As FDI afirmaram que “compartilham o luto das famílias, continuam a dedicar todos os esforços para trazer de volta os reféns mortos e se preparam para a implementação contínua do acordo” com o Hamas.
O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu declarou que Israel “compartilha a profunda tristeza da família Oakkharasr, do povo tailandês e de todas as famílias dos reféns mortos” e reafirmou que o país está “determinado, comprometido e trabalhando incansavelmente” para garantir o sepultamento de todos os reféns mortos.
Reabertura de Rafah
No sábado, o gabinete de Netanyahu anunciou que a passagem de Rafah, na fronteira entre Gaza e o Egito, só será reaberta depois que o Hamas devolver todos os corpos dos reféns mortos que ainda permanecem no enclave palestino.
“A reabertura será considerada com base em como o Hamas cumprirá suas obrigações de devolver os reféns e os corpos dos falecidos, e de aplicar os termos acordados no cessar-fogo”, afirmou o governo em nota.
As Brigadas Ezzedine al-Qassam, braço armado do Hamas, disseram no Telegram que entregariam “os corpos de dois prisioneiros israelenses cujos restos mortais foram encontrados hoje na Faixa de Gaza”.
Segundo o Hamas, parte dos corpos estaria soterrada em túneis colapsados ou sob os escombros de edifícios destruídos, e a recuperação exigiria equipamentos atualmente proibidos de entrar em Gaza por determinação de Israel.
Autoridades israelenses, no entanto, afirmaram ao The Jerusalem Post que o grupo conhece a localização de ao menos alguns dos reféns ainda não devolvidos.
Leia também: Israel identifica corpo de refém devolvido pelo Hamas
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)