BYD está revolucionando o mercado automotivo na América Latina
Carros elétricos da BYD chegam à Argentina: descubra a nova era da mobilidade sustentável com preços imbatíveis e isenção de tarifas.
A fabricante de automóveis chinesa BYD anunciou o início das vendas de veículos elétricos na Argentina. Essa estratégia foi viabilizada pela suspensão das tarifas de importação para carros elétricos e híbridos no país, o que abre novas possibilidades de mercado. Com o crescimento acelerado da BYD na América do Sul, a empresa aposta em modelos como o SUV elétrico Yuan Pro, o SUV híbrido plug-in Song Pro e o compacto elétrico Dolphin Mini. Todos estes veículos estão disponíveis por menos de US$ 16.000 na origem, antes de impostos e taxas, graças a uma medida do governo argentino que permite a importação de até 50.000 veículos isentos de tarifas até 2026.
O mercado automobilístico argentino, o segundo maior da América do Sul, está abrindo suas portas para os elétricos, embora atualmente apresente baixos índices de penetração desses veículos. De janeiro a agosto de 2025, foram vendidos apenas 486 carros elétricos de um total de 421.000 veículos novos. Os consumidores e importadores têm enfrentado, historicamente, taxas de câmbio desfavoráveis que encarecem os veículos elétricos, tornando os carros a combustão, fabricados localmente, mais atrativos financeiramente.
Quais são as vantagens dessa nova política para o mercado argentino?
A nova política de isenção tarifária para veículos elétricos representa uma “tremenda oportunidade”, nas palavras de Stephen Deng, gerente nacional da BYD na Argentina. Essa medida não só facilita a importação, mas também estimula o crescimento da eletromobilidade no país, considerada por muitos um caminho sustentável necessário para o futuro. Este impulso vem em um momento de crescimento do mercado geral, que expandiu 60,4% nos primeiros nove meses do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Como a Argentina está se posicionando no cenário da eletromobilidade?
A Argentina configura-se como um território fértil para o crescimento da eletromobilidade, pois está no centro de uma crescente demanda por veículos sustentáveis. Apesar da baixa penetração inicialmente, a expectativa é que a popularização dos modelos elétricos se intensifique, aproveitando os benefícios fiscais e de crédito oferecidos. Além disso, as marcas chinesas, como a BYD, estão liderando essa transformação, aproveitando-se da alocação dada pelo governo argentino para importar cerca de 7.800 carros elétricos e híbridos.
Por que as marcas chinesas estão dominando o mercado de veículos elétricos na Argentina?
As marcas chinesas têm dominado o mercado de veículos elétricos na Argentina devido à sua capacidade de oferecer soluções de mobilidade a preços competitivos, além de uma estratégia agressiva de expansão. O contexto favorável de políticas públicas aliado à flexibilidade das empresas chinesas em atender à demanda local torna-as líderes naturais neste segmento emergente. A presença de concessionárias bem estabelecidas e o apoio contínuo do governo argentino para a transição energética também impulsionam essa liderança.
O futuro da mobilidade elétrica na Argentina pode estar apenas começando, mas já vê um crescimento promissor alimentado por políticas progressistas e pela estratégia perspicaz de empresas como a BYD. Desafios financeiros e logísticos existem, contudo, a trajetória indica que a eletromobilidade poderá ganhar cada vez mais terreno em solo argentino, tornando-se uma alternativa viável e sustentável para os consumidores locais.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)