Capital federal vai sediar Festival sobre Inovação na Indústria
Evento terá lançamento de Carta das Mulheres para a COP30, a ser levada em novembro, na conferência da ONU
Entre os dias 7 e 11 de outubro, a capital federal sediará o Festival Internacional sobre Inovação e Sustentabilidade na Indústria, o Festival Curicaca.
O evento, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) em sintonia com diversos parceiros privados e públicos, receberá programação especial da “Bancada Feminina na COP30”, que marcará o lançamento histórico da Carta das Mulheres para a COP30, a ser levada em novembro, na conferência da ONU, em Belém (PA).
A Carta será fruto de um processo colaborativo que reúne coletivos, institutos e grupos educacionais de todo o país, com o objetivo de dar voz às mulheres nas políticas climáticas e na construção de um novo futuro político para o Brasil. A iniciativa será lançada no estádio Arena BRB, em Brasília, em um espaço inédito de diálogo inclusivo, escuta ativa e construção coletiva, destacando o papel das mulheres na luta climática e na política.
Os organizadores esperam ainda a presença de lideranças políticas regionais, incluindo prefeitas, vereadoras e representantes de diferentes estados, fortalecendo a conexão entre experiências locais e decisões políticas bem como a sugestão de propostas para a Carta das Mulheres para a COP30. O público também poderá contribuir com sugestões durante debates e atividades interativas, garantindo que o documento reflita experiências e demandas de mulheres de diferentes localidades das regiões brasileiras.
A coordenadora do evento, Gabriela Rollemberg, lembra que as mulheres e meninas representam “80% das pessoas mais impactadas pela emergência climática, mas permanecem sub-representada nas decisões políticas”. Portanto, a Carta buscará “propor políticas públicas concretas, legislações e incentivos para enfrentar os efeitos da crise climática, fortalecendo redes de apoio e representação feminina”.
A coordenação da produção da Carta é realizada pelos institutos Quero Você Eleita e AzMina, em parceria com os coletivos Elas no Poder e Grupo Mulheres do Brasil, que mobiliza mais de 135 mil mulheres.
Para Andreia Schroeder, diretora de relações institucionais e políticas públicas, “a parceria reforça o propósito do Grupo de atuar em defesa de políticas públicas inclusivas e interseccionais, com protagonismo de mulheres e meninas na construção da resiliência climática.” A metodologia participativa está sendo desenvolvida pelo Grupo Ser Educacional/UNINASSAU, especialista em dinâmicas educativas e colaborativas.
O Festival de Inovação Política: Bancada Feminina na COP30 também terá programação artística com intervenções de Clara Ferro, cantora, compositora e poeta pernambucana, e Joana Terra, musicista e poeta, que se apresentarão nos dois dias com performances musicais e poéticas integradas aos debates. A cenografia será assinada pelo artista plástico e designer Leopoldo Nóbrega, conhecido por unir arte, cultura e sustentabilidade em projetos de grande impacto, como o Galo da Madrugada.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Marcia Elizabeth Brunetti
02.10.2025 07:54Dar voz às mulheres nas políticas climáticas ? Ué ? Não vi nada que tenha impedido que elas trabalhem com o assunto. Já estou vendo a palhaçada que vai ser este evento. Bandeiras da Palestina não deverá faltar. Que desastre estão criando esse povo woke.