Felipe Neto descobriu que livro não dá lucro
Longe de mim tratar o livro como Vossa Excelência, ou defender uma pedagogia literária feita por poucas pessoas e para poucas pessoas
Leio no Publishnews que “O Clube do Livro FN” – mais um empreendimento cometido pelo influenciador Felipe Neto – comunicou o encerramento definitivo de suas atividades. A notícia foi transmitida aos súditos, corrijo, aos membros, em uma live conduzida pela equipe na última quarta-feira, 24.
Fontes apuradas no setor editorial – além das fontes apuradas dentro da minha própria cabeça – indicam que o clubinho de “Como Fazer Dinheiro e Influenciar Pessoas” fechou as portas digitais de sua biblioteca porque… não deu lucro. Durou um ano, todo mundo foi demitido e as boas intenções foram descontinuadas.
Mas é claro que não se pode dizer que ele parou de acreditar em livro porque livro não dá lucro. Não se fala verdades falando verdades. Pega mal. Desmobiliza. Pior: desmonetiza. Então, segundo a nota, a explicação é mais ou menos que “infelizmente, por direcionamento de cima, não serão enviados os conteúdos do clube ao longo de outubro para quem pedir – apenas os certificados”.
(Certificados? Se entrasse num DeLorean, o Felipe Neto de 2025 ouviria do Felipe Neto de 2013: “Não faz sentido!”)
Os influenciados não gostaram da justificativa do influenciador. “Só gostaríamos que o Sr. Felipe Neto tivesse o respeito de vir aqui dar o recado”, disse um. “Caramba, que decepção. Estou muito triste com a forma como tudo foi conduzido”, choramingou o outro.
Pobrezinhos. Se não houver Felipe Neto sumidade crítica, política e desportiva para indicar livros, votos e times, quem poderá nos indicar?
Tenho uma palavrinha aos assinantes. Minto: tenho duas palavrinhas: Bem. Feito. Sei que não é de bom-tom, e espero que meu chefe não me leia, mas quem “aprende” a gostar de livros com o Felipe Neto já aprendeu a gostar errado.
Pro Felipe Neto tenho até uma frase inteira: “Eu desconfio de todo idealista que lucra com seu ideal”, disse Millôr Fernandes, e está bem dito.
Longe de mim tratar o livro como Vossa Excelência, ou defender uma pedagogia literária feita por poucas pessoas e para poucas pessoas. Livro é pra todo mundo. Não é preciso departamento de teoria de universidade para se aprender a ler. Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é clube do livro feito por quem acha que o livro é só mais um “conteúdo” para “monetizar” sua egolatria.
A nota que oficializa o fim de mais um serviço prestado à sociedade conclui: “Lamentamos o aviso repentino e os poucos dias para se despedir”.
Eu lamento que foi pouco repentino.
E lamento mais ainda que, cedo ou tarde, daqui a cinco minutos ou cinco meses, infelizmente Felipe Neto e sua trupe inventarão outro clube, outro grupo, outro ideal.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Carlos Maurício da Matta Araujo
30.09.2025 10:05Na época em que Loola inventou a taxa das "bRusinhas" para arrecadar mais pois mesmo antes de ser eleito já dizia que não iria cortar gastos e foi criticado por todo mundo, Reinaldo Azevedo correu a bradar que ninguém desse bola para os jornalistas econômicos que mostravam com clareza que o assalto aos desdentados se destinava a tapar o rombo das contas do governo. E ainda recomendou que Felipe Neto fosse considerado no lugar dos profissionais pois o frango esperneava que a medida seria patriótica pois objetivaria defender os Magazines Luiza e os "veio da Havan" da vida da concorrência estrangeira mesmo que, reconhecia, comprar da China passasse a custar mais caro para o populacho. Eis Felipe Neto, eis Reinaldo Azevedo e eis o governo LulE - cujo mais novo assalto ao povão não resolveu, claro, as contas no vermelho
Eliane ☆
29.09.2025 21:44Que medíocre!